Navegando por Autor "FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDidática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil(2018) FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José CarlosO artigo apresenta a concepção de didática desenvolvimental e discute sua relevância para as práticas de ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. A didática desenvolvimental pode constituir-se como referência aos educadores brasileiros para práticas de ensino em contraposição ao modelo de educação escolar baseado em resultados. Inicia-se fazendo referência à constituição e implantação do Sistema de Ensino Elkonin-Davydov na Rússia e em seguida é feita a exposição da teoria de Davydov, em especial seus princípios e elementos que fundamentam uma didática desenvolvimental. Por fim, são apontadas as contribuições da didática desenvolvimental para as práticas de ensino-aprendizagem na educação escolar brasileira em face das políticas educacionais neoliberais em curso no país.
- ItemO experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental(2022) FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José CarlosO texto discute o experimento didático formativo como modalidade de pesquisa em didática na perspectiva do ensino desenvolvimental, conforme princípios teórico-metodológicos formulados por Vygotsky, Davydov e Hedegaard a partir da teoria histórico-cultural. Tem-se como premissa que o conhecimento didático necessita avançar na direção de práticas pedagógicas para o enfrentamento das desigualdades sociais e escolares, o que requer pesquisas que aprofundem a análise didática do processo ensino-aprendizagem. O presente estudo decorreu de pesquisa bibliográfica da produção dos autores mencionados, tendo como objetivos: descrever os resultados do estudo, destacando as contribuições de cada teórico na caracterização do experimento didático formativo e seus procedimentos|| argumentar pela relevância da abordagem do experimento didático formativo como microciclo de investigação. Adicionalmente, é apresentada uma das modalidades de experimento didático formativo desenvolvida no Grupo de Pesquisa coordenado pelos autores, integrando princípios de Vygotsky, Davydov e Hedegaard. Conclui-se que o experimento didático formativo como microciclo de investigação origina um conhecimento didático capaz de sustentar e fortalecer a didática desenvolvimental orientada para finalidades educativas de superação das desigualdades sociais e escolares existentes no país.