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Navegando por Autor "FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo"

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    Inovação, trabalho remoto e bibliotecas educativas públicas: caminhos para a transformação digital no mundo do trabalho pós-pandemia
    (2022-12-20) BRANDÃO, Jobson Louis Almeida; PERUCCHI, Valmira; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo
    Introdução: O desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas em bibliotecas, de acordo com as dinâmicas de teletrabalho que estão a se constituir, é um debate imprescindível ao campo da Ciência da Informação. Objetivo: O presente artigo discute a evolução das bibliotecas educativas públicas em espaços de trabalho remoto, para servir a uma comunidade de profissionais que trabalham e se comunicam em rede. Metodologia: Metodologicamente, a pesquisa é de nível exploratório, abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, a partir dos dados de uma pesquisa de doutorado que utiliza o método Ciência-Ação. Resultados: Os resultados destacam a possibilidade de inovação por meio do trabalho remoto no serviço público federal, sobretudo com o advento do Decreto 11.072, de 17 de maio de 2022; a oportunidade de inovar no setor público com um serviço promissor desempenhado pelas bibliotecas educativas públicas em institutos federais; e a indissociabilidade entre agendas de trabalho e de pesquisa, tanto quanto entre o desenvolvimento social e a transformação digital. Conclusão: Conclui-se que os caminhos para a transformação digital no mundo do trabalho podem se tornar ainda mais produtivos, inovadores, rentáveis e sustentáveis, quando se busca o investimento contínuo e adequado em infraestrutura de bibliotecas que cumprem função educativa e são de natureza pública; e em políticas que assegurem a atuação do bibliotecário como agente de inovação em institutos federais.
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    Marketing arquivístico: uma análise curricular do curso de graduação em arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
    (2010) ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; SILVA, Helane Cibeyl Albuquerque da; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo
    Theoretical approach starting from a case study. This work tries to understand the real need of applying the Marketing concepts and techniques in the field of Archivology. Seeks to identify the degree of relevance that is attributed to the Marketing discipline in researches concerning archival studies, allowing the construction of a theoretical framework to help the understanding and acceptance of Marketing as a discipline required to the formation of professional archivists. In this research it is applied the technique of indirect observation (documentary and bibliographic research), and it is analyzed the Political and Pedagogical Project (PPP) of the undergraduate course in Archivology of the Federal University of Paraíba. Prestigious scientific journals in the area of Information Science are also used. It is demonstrated the argument that with the use of marketing techniques by the professional archivist, an information unit (archive) becomes recognized as an indispensable element for the practice of management tasks. Indicates that the professional archivist needs to be updated with the archival techniques developed in academic environment, enabling the offer of quality services. Concludes that Marketing can become a strategic tool for competitive advantage for the professional archivist.

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ISSN 1518-6385

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