Navegando por Autor "FREIRE, Emerson"
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- ItemAs competências soft nas políticas internacionais para a Educação Profissional e Tecnológica pós-pandemia(2021) FREIRE, Emerson; DELGADO, Darlan Marcelo; BATISTA, Sueli Soares dos SantosThe purpose of this article is to study and debate, based on bibliographical and documentary research, whether the notion of competences based on soft skills would still be able to face the challenges posed after the 2008 crisis and, even more so today, with Covid -19, in a context of internationalization of education governed by guidelines forged in multilateral agencies for training that advocates solid technical and technological knowledge, such as Professional and Technological Education. What can be seen is a growing side effect of the application of this notion, a weakness in training for knowledge strongly anchored in content based on exact sciences such as mathematics, physics, chemistry, logic, among others, and, even less, in contents of human sciences, such as history, philosophy, sociology, as important as those for the formation of a technical, non-technicist culture, as conceptualized by the French philosopher Gilbert Simondon.
- ItemFundamentos e práticas da educação profissional e tecnológica: reflexões e propostas de estudo a partir de um mestrado profissional(2016) FREIRE, Emerson; BATISTA, Sueli SoaresA expansão dos cursos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos últimos anos tem trazido desafios significativos nessa área, seja na rede pública ou privada. Dentre eles está o estabelecimento de programas de pós-graduação que permitam formar docentes, gestores e pesquisadores voltados para a realidade da EPT, conhecendo seus limites e possibilidades. Mais ainda, trata-se também de criar perspectivas de leitura, reflexões e estudos nessa modalidade de ensino. A partir da experiência docente e em pesquisa em EPT dentro do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, numa instituição pública paulista que atua na formação técnica e tecnológica desde 1969, os autores propõem neste artigo uma dessas possíveis perspectivas, considerando algumas trilhas básicas de investigação levantadas no contexto da arquitetura curricular de uma disciplina intitulada Fundamentos e Práticas da EPT. Parte-se da hipótese de que é necessário conhecer os fundamentos epistemológicos das relações entre educação e trabalho; problematizar o papel da EPT no atual contexto do desenvolvimento tecnocientífico, compreender as interfaces entre educação, sociedade e tecnologia a partir dos estudos da historiografia da Educação Profissional e Tecnológica, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal.