Navegando por Autor "FRANCISCO, Jonas António"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPrioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa(2020) SANTOS, Fabiano Antonio dos; SANTOS, Rennan Andrade dos; MORAIS, Nicole de; SILVA, Cristielly Campos da; FRANCISCO, Jonas AntónioO presente artigo é resultado de uma investigação que buscou mapear as prioridades daagenda internacional para a educaçãoiniciadaa partir dos anos 1990, em Jomtien, reavaliadanos anos 2000 em Dakar,e aprimorada em 2015, na cidade de Incheon. Seu objetivo foi analisar como se introduziu,na agenda,a perspectivagerencialistapara a aprendizagem, relacionando, para tanto,os conceitosde “Qualidade da Educação”, “Aprendizagem” e“Qualidade do Professor”.Analisou-se os documentos dos trêsencontros mundiais de educação (JOMTIEN, 1990; DAKAR, 2000;INCHEON, 2015). Conclui-se que as estratégias usadas nos documentos visam a produção de consensos, quando usam slogans amplamente aceitos como é o exemplo de qualidade e empoderamento. Também destacamos que o professor é colocadono centro da agenda, e que o discurso de profissionalização está intimamente associado à lógica gerencial de responsabilização.