Navegando por Autor "FORNECK, Kári Lúcia"
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- ItemCompreensão leitora no ensino superior: um estudo sobre os efeitos de recursos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura(2023) FALEIRO, Róger Sullivan; FORNECK, Kári LúciaEste trabalho tem como objetivo verificar os efeitos de conteúdos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura de alunos do ensino superior através da interação com um Objeto Digital de Aprendizagem Multimodal (ODAM). Nesse sentido, realizou-se uma intervenção pedagógica com uma turma do componente curricular Leitura e Produção de Textos I, de uma universidade privada, na qual os estudantes interagiram com o material didático digital, que tem como propósito o ensino da leitura do gênero textual artigo científico, mediado por conteúdo multimodal. Para coletar dados para a análise, as telas dos computadores usados pelos estudantes foram gravadas a fim de verificar se os conteúdos multimodais refletem na capacidade de produzir um resumo do texto contido no ODAM, o qual se tornou um parâmetro para analisar a compreensão leitora dos alunos. Os dados gerados pela gravação das interações com os conteúdos multimodaisforamcomparados com a produção dosresumos decorrentes da interação com o ODAM, a partir de umaestratégia de integração de dados mistos, qualitativos e quantitativos (CRESWELL, 2010). Com base nas análises, verificou-se que os estudantes que investiram menos tempo para interagir com os conteúdos multimodais apresentaram mais dificuldades em produzir os resumos, enquanto os que interagiram mais tempo conseguiram concluir a tarefa com menos dificuldades
- ItemEntre o dizer e o pensar: uma análise da fala de crianças pequenas em ambiente escolar(2022) WERLANG, Carolina Taís; FORNECK, Kári LúciaEste trabalho objetiva analisar a fala de crianças de 3 e 5 anos dentro do ambiente escolar a fim de verificar o emprego das implicaturas conversacionais na infância. Para isso, o estudo se fundamenta nos conceitos de Teoria das Implicaturas (GRICE, 1975), Teoria da Mente (SOUZA, 2006) e de significado natural e não-natural (GRICE, 1957). Com a finalidade de dar conta do objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso em que se observaram 18 horas de interações de crianças, entre 3 e 5 anos, de três turmas da Educação Infantil de uma escola no município de Venâncio Aires/RS. As observações foram registradas em um diário de campo e suas análises realizadas com base nos conceitos teóricos que alicerçam o trabalho. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados usam, de forma consciente, os implícitos em suas construções linguísticas e que reconhecem a si e aos outros em suas falas.