Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FONTES-MARTINS, Raquel Márcia"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
    (2020) ROCHA, Gladys; FONTES-MARTINS, Raquel Márcia; MIRANDA, Vanessa Regina Eleutério
    Duas avaliações externas em alfabetização foram analisadas no contexto da sua implementação e, principalmente, refletindo sobre seus percursos e especificidades didático-pedagógicas: o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa) e a Provinha Brasil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como um levantamento e uma análise de dados dessas avaliações, que permitiram considerar diferentes estratégias na elaboração, aplicação e análise dos itens destinados a avaliar a alfabetização. Há dois tipos de itens: os de modelo único, totalmente lidos pelos alunos, e os de modelo híbrido, parcial ou totalmente lidos pelo aplicador. Os itens de modelo híbrido contribuem para captar informação de estudantes leitores e também de não leitores, o que reflete na identificação de diferentes perfis de aprendizado na alfabetização. Concluiu-se que os modos de construção dos itens fundamentam-se em uma concepção de alfabetização e letramento, conceito que influencia tanto na sua elaboração quanto na seleção para os testes.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão