Navegando por Autor "FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA braça de trança, o litro de óleo certin e o prato bem medido: mulheres do campo e as práticas de medir(2023) GROSSI, Flávia Cristina Duarte Pôssas; COUTINHO, Eliziara Pereira; OLIVEIRA, Angélica de; PAIXÃO, Lucina Soares da; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira ReisEste artigo discuteos modos como mulheres do campo se relacionam com práticas que envolvem medição, registro, operação ou comunicação de medidasetensionam os valores que a matemática hegemônica associa aos procedimentos de medir e às expressões de medida. Para subsidiar essa discussão recorremos à empiria de três estudos desenvolvidos por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo e que focalizaram camponesas de diferentes comunidades do interior do estado de Minas Gerais: quatro trançadeiras de palha de coqueiro Indaiá em Morro do Pilar; duas produtoras de óleo de Pequi em Rio Pardo de Minas; e uma comerciante da Feira Livre de Itaobim. Na descrição das atividades dessas mulheresé possível identificar a mobilização de referências a sistemas e expressões de medidas, marcadas pelo contexto cultural camponêse pelas demandasdas comunidades. Por isso, essa mobilização confronta valores associados aos sistemas de medida escolares: a padronizaçãodas unidadese a precisãoda expressão da medida. Nossa análise é apoiada nos estudos sobre apropriação de práticas de numeramento, que destacam a natureza discursiva das práticas matemáticas. Os resultadosapontamcomo o atendimento a necessidades pragmáticas e a valores culturais interpelam a ilusão da universalidade e da neutralidade das práticas matemáticas. Além disso,reiterama necessidade deconsiderarna abordagem escolar a dimensão pragmática dessas práticas e o caráter cultural dos valores que a elas se associam
- ItemMulheres, homens e matemática: uma leitura a partir dos dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional(2008) SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira ReisThe purpose of this article is to discuss the differences observed between women and men in some of the daily mathematical practices made necessary by the demand and opportunities of a society based on the dynamics and criteria of written culture. We take
- ItemO carater evocativo da matematica e suas possibilidades educativas(1999) FONSECA, Maria da Conceição Ferreira ReisLooking for sense to teaching Mathematics, I suggest a Mathematicity of human being and believe in the Mathematics teaching like an Education of Mathematicity. Then, I was seduced to see more carefully one of its aspects that I baptized as the evocative character of the Mathematics. In this article, I will try to identify it and its educative possibilities by taking as example the evocations suggested by the concept of variable, that make emerge its provocative tone and its convocative appeal