Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FONSECA, Eril Medeiros"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
    (2021) FONSECA, Eril Medeiros; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause
    Este trabalho busca identificar tendências temáticas, teóricas e metodológicas nas práticas pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Ciências da Natureza, vinculado à Unipampa –CampusDom Pedrito. Para isso analisaram-se os relatórios de produção do Programa (2018-2019) a partir de três eixos definidos a priori: abordagem de temas, tendências teóricas e metodológicas. As informações foram organizadas por meio da análise de conteúdo seguindoas etapas de leitura, aproximação com os eixos temáticos e sistematização das informações. Verificou-se que a abordagem de temáticas ambientais, como as relacionadas ao bioma Pampa e aspectos presentes na realidade do estudante prevaleceu nas práticas analisadas. Pôde-se notar que não há uma metodologia definida, mas as práticas são balizadas, em geral, por uma concepção progressista de ensino. Além disso, o Programa parece ancorar-se em referenciais próximos a ideia de contextualização. Destaca-se, ainda,a abordagem dialogada nas práticas de ensino, os planejamentos coletivos e a contribuição para constituição da identidade do professor.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão