Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FONSECA, Diego Leonardo de Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de desinformação e o comportamento informacional uma análise sobre a escolha de voto nas eleições municipais de 2020
    (2021-09-01) FONSECA, Diego Leonardo de Souza; SANTOS NETO, João Arlindo dos
    Introdução: O artigo analisa como o processo de desinformação, por meio das fake news, influenciaram o comportamento informacional de eleitores/moradores da Zona Leste da cidade de Manaus/Amazonas, na decisão do voto para as eleições municipais de 2020, sendo assim, buscou-se apresentar o processo de desinformação como um produto de influencia política, social, comunicacional e cultural, além de investigar o perfil comportamental dos eleitores a partir dos fenômenos de influencia da propagação de fake news veiculadas nas mídias digitais, observando as relações comportamentais estabelecidas nesses processos. Método: O método de análise teórico-metodológica foi baseado na Teoria da Ação Política, cuja aplicação do estudo deu-se a partir da coleta de dados por meio do questionário e entrevista remotos no Google Forms, disponibilizado e gerenciado em grupos de WhatsApp. Resultados: Os resultados mostraram que o aspecto comportamental dos eleitores, tanto no campo informacional, quanto no seio da política e do contexto social retratado na pesquisa, se apresentou como bastante heterogêneo, sendo então observada que há uma predileção dos eleitores pelos veículos de comunicação mais tradicionais, tais como a TV e o Rádio, mesmo que o consumo da informação seja nitidamente originário de notícias veiculadas em mídias sociais e grupos de mensagem instantânea. Conclusão: Considera-se que a decisão do voto e os critérios de escolha dos candidatos sofreram influências diretas do tipo de conteúdo informacional consumido pelos eleitores, independente do tipo de mídia (tradicional ou alternativa), podendo inferir que o comportamento informacional deles tende a ser ditado por notícias falsas ou informações de baixa qualidade.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão