Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FIOR, Camila Alves"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A Teoria Social Cognitiva e a escola democrática: diálogos com a realidade educacional
    (2025) POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; FIOR, Camila Alves
    O sistema educacional brasileiro vivencia desafios para a construção da escola democrática, Além da ampliação do acesso, é urgente que a permanência e a educação de qualidade para todas as pessoas que hoje ingressam na rede pública de ensino sejam impulsionadas, Dada a importância da Psicologia na interlocução com a realidade educacional, o objetivo do presente artigo é apresentar diálogos entre a teoria social cognitiva (TSC) e a construção da escola democrática, considerando o contexto brasileiro, Para tanto, por meio do resgate de bases teóricas da TSC, destacam-se: a) o princípio da reciprocidade triádica e das mútuas influências entre os aspectos ambientais, os quais também incluem as questões históricas, culturais e políticas, os aspectos pessoais e os comportamentais; e b) os conceitos de agência individual e coletiva que são as bases para o estabelecimento de uma educação emancipadora e para o desenvolvimento profissional de todos os agentes educativos, O artigo é finalizado com reflexões sobre as pontes a serem edificadas entre os fundamentos teóricos da teoria social cognitiva e a construção da escola inclusiva e de qualidade, com destaque para a formação de professores,
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos
    (2020) FIOR, Camila Alves; DIAS JÚNIOR, Antonio Carlos
    O terceiro número da Revista Educação Temática Digital(ETD) de 2020 chega em um momento de imprevisibilidadese incertezas diante do invisível e da ameaça de um vírus que impacta a vida, a subjetividade e a nossa própria existência, e que nos leva ao reconhecimento deque o nosso lançamento ao mundo, numa aproximação às proposições de Sartre (2003), tem sido permeado por medos - da doença, da morte, do desemprego, da fome - que moldamos nossos modos de ser, de sentir e de se relacionar.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão