Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Amauri Carlos"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Editorial
    (2020) FERREIRA, Amauri Carlos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil
    (2019) FERREIRA, Amauri Carlos; LOVERA, Marcos Adriano; MARQUES, Stela Maria Fernandes
    A narrativa traça o percurso do que somos no mundo. Este artigo apresenta a narrativa de uma mulher em sua trajetória de vida. Poderia ser considerada como qualquer outra narrativa. No entanto, é a trajetória de uma mulher cega e sua conquista no território complexo da inclusão social. A narrativa é marcada pela procura da autonomia de leitura da Bíblia. Neste caminho, o conflito é instaurado no campo do preconceito religioso e de gênero. Assim, este artigo discute a trama entre memória, história e identidade de uma mulher, Paula França, que se confunde com a origem e extensão do projeto Bíblia para Cegos da história da Sociedade Bíblica do Brasil. A narradora fez de seu limite, a cegueira, marco de luta para sua inclusão religiosa. Saber de sua história é conhecer a trama do preconceito vivenciado por indivíduos com necessidades educacionais especiais. O caminho escolhido foi a descrição e a análise da narrativa na trama da subjetividade, na qual paixão e fé se misturam no campo da utopia religiosa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os livros de filosofia do PNLD/2018 e a lei 10.639/03: reflexões sobre a diversidade étnico-racial no material didático de filosofia no Ensino Médio
    (2022) FERREIRA, Soraia Aparecida Belton; FERREIRA, Amauri Carlos
    A construção dessa pesquisa parte da concepção decolonialista e discorre sobre a filosofia, seu ensino e a diversidade étnico-racial sob a perspectiva da Lei 10.639/03. A pesquisa é qualitativa e os resultados dados foram obtidos através da coleta documental, que teve como objeto de análise os oito livros de filosofia do PNLD/2018 e um questionário misto aplicado a 31 professores de filosofia do Ensino Médio (EM). A pesquisa apontou que nos livros analisados e nas aulas de filosofia no EM, não há a efetiva inclusão da Lei 10.639/03 em seus conteúdos. Sendo assim, é possível afirmar que a filosofia ainda tem muito a fazer em relação à temática da diversidade étnico-racial, devendo problematizar seu próprio eixo epistemológico e abrir espaço para que o fazer filosófico seja fator crucial na transformação das teorias e práticas racistas presentes dentro e fora dos muros escolares fomentando a problematização das relações sociais vigentes, de modo a promover as lutas antirracistas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão