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Navegando por Autor "FERNANDES, Marcela de Melo"

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    Gamificação do ensino da Educação Física escolar em tempos de pandemia COVID-19
    (2022) FERNANDES, Marcela de Melo; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães
    Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática gamificada, oriunda de uma pesquisa vinculada à tese de Doutorado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado/RS/Brasil. A pesquisa se justifica pela necessidade de práticas inovadoras para o ensino da Educação Física escolar,tendo como objetivo melhorar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio através de uma sequência didática gamificada. Esta sequência didática foi aplicada durante um trimestre letivo (setembro a dezembro) do ano 2021, com 80 alunos,do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais na cidade de Arcos/MG. Todas as atividades foram desenvolvidas de formavirtual. A pesquisa teve caráter experimental, de natureza quanti-qualitativa. Para desenvolver a gamificação no ensino da Educação Física foram trabalhadas atividades com os alunos em diversas plataformas digitais: Neapord, Wordwall, Google forms,Seppo, Google planilhas, Moodle.Os dados para averiguar o índice de participação dos alunos foram coletados nas próprias plataformas, e esses foram codificados e analisados, adotando do nível de significância de 5%, ou seja, valor-p menor que 0,05. Recorremos também a Wolcolt (1994) para a realização da descrição da análise, observação e interpretação da sequência didática gamificada. Os resultados mostraram que,com o uso da sequência didática gamificadahouve um aumento significativo na participação dos alunos nas aulas síncronas, bem como na realização das atividades gamificadas desenvolvidas.
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    Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história
    (2023) ALCÂNTARA, Patrícia Costa de; FERNANDES, Marcela de Melo
    O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.

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ISSN 1518-6385

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