Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo
    (2016) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    O artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de leitura na infância: O que pensam as crianças?
    (2023) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; OLIVEIRA, Katya Luciane de
    Vivências com o universo da leitura e da escrita ocorrem cada vez mais cedo na vida da criança. Na escola da infância, ao vivenciar experiências coletivas com as práticas de uma sociedade letrada, há uma multiplicidade de sentidos para se apropriar, reconstruir e, por meio deles, produzir cultura. Dessa forma, buscamos analisar a percepção das crianças sobre práticas leitoras vivenciadas em uma instituição de Educação Infantil, a partir de um recorte de uma pesquisa de Pós-graduação em Educação, Stricto Sensu (Doutorado). A pesquisa contou com 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idades variando entre 5 e 6 anos. A participação se efetivou por meio de um roteiro de entrevista adaptado para as crianças da Educação Infantil. As respostas foram gravadas, transcritas e analisadas posteriormente em três categorias: acesso aos livros, situações que envolvam os livros de literatura e práticas de leitura e de contação de histórias. Como fundamentação teórica, buscamos destacar aspectos históricos-sociais da formação humana, bem como de especificidades do desenvolvimento humano na infância, em um processo interativo. A partir dos sentidos que são produzidos frente às vivências das crianças, os resultados indicam a necessidade de experiências ricas de leitura e escrita, capazes de produzir a exploração, interação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças na escola da infância. A organização de tempos, espaços e práticas de leitura literária na infância favorecem a relação da criança com o livro, consigo e com o mundo à sua volta, criando ainda um sentido positivo do que seja a leitura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexão e ação: a pedagogia histórico-crítica e suas possibilidades em um grupo de estudos com professores de língua portuguesa
    (2019) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    Este artigo tem o objetivo de evidenciar um processo formativo realizado com professores de Língua Portuguesa à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Defende-se uma formação sólida que possibilite a apropriação do conhecimento em sua totalidade, a fim de superar o imediatismo e viabilizar a formação humana em suas múltiplas determinações.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão