Navegando por Autor "FARIA-FORTECOËF, Clarisse"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA complementaridade entre educação (formal, não formal e informal) e (auto, hetero e eco) formação: uma discussão a partir de autobiografias(2021) GUIMARÃES, Paula; FARIA-FORTECOËF, ClarisseEste texto inscreve-se no debate sobre o valor da experiência e das aprendizagens que desta decorrem, tendo como campo teórico a educação de adultos. Nele discute-se a articulação entre as modalidades de educação formal, não formal e informal. Esta relaçãotorna-se coerente nas biografias de sujeitos inscritas em contextos históricos específicos. Esta articulação relaciona-se com a necessária ligação entre a auto, hetero e ecoformação, quando se discutem aprendizagens desenvolvidas. Depois de uma discussão de caráter teórico, são analisadas duas autobiografias que se inscrevem no contexto da emigração portuguesa em França, nas quais os sujeitos relatam momentos-chave de educação e formação. Este debate permite responder à questão: como é que a educação formal, não formal e informal, assim como a auto, a hetero e a ecoformação se traduzem em aprendizagens? A análise de conteúdo é a técnica de discussão de dados usada. A interpretação dos dados coletados enfatiza a circunstância de a educação e a formação, resultantes de dinâmicas individuais e coletivas, permitirem desenvolver aprendizagens que enfatizam saber aprender, saber compreender e saber projetar-se