Navegando por Autor "FARIA, Edite Maria da Silva de"
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- ItemApresentação(2024) FARIA, Edite Maria da Silva de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno deO dossiê Educação Popular nas Universidades Latino-Americanas apresenta como objetivo refletir sobre os processos de Educação Popular na pesquisa, no ensino e na extensão em universidades latino-americanas, em defesa de uma educação transformadora. Educação Popular compreendida como processo em função dos espaços e dos contextos históricos em que se realiza, por isso, heterogênea. Desta forma, o dossiê corresponde a momentos, contextos e desafios particulares, os quais são promovidos por protagonistas específicos que têm sua história, ambiente, motivações, condições e disposições próprias. O foco é para a extensão popular como possibilidade de transformação social da realidade e fortalecimento de diálogos entre universidades e movimentos sociais populares, destacados os processos de sistematização de experiências extensionistas e fomentando o debate acerca do currículo e da Cartografia de Saberes, que, segundo Oliveira (2008), constitui uma estratégia metodológica, a qual possibilita o mapeamento de saberes experienciados pelos sujeitos em suas práticas culturais, os quais expressam traços da história e da cultura de comunidades, mantidos pela comunicação oral, mas sem registro. Apresenta uma dimensão simbólica, permitindo a identificação das estruturas de representações dos diversos campos do saber sobre a realidade social (Santos, 2002).
- ItemPoderá a Universidade ser Popular?a experiência da Universidade Popular dos Movimentos Sociais(2024) MELADET, Fábio André Diniz; FARIA, Edite Maria da Silva deO presente artigo tem como objetivo compreender como se dão as relações entre a educação popular e a universidade, tendo como referência o estudo de caso alargado da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). Baseando-se nas epistemologias do Sul e na ecologia de saberes, é realizado um breve resgate histórico da educação popular, abordando o elitismo, colonialismo e a crescente mercantilização das universidades convencionais, bem como a pluralidade de experiências populares que têm sido desenvolvidas no ensino superior para, em seguida, apresentar a UPMS, demonstrando as divergências e convergências entre ela e as demais experiências. No relato da coautora e participante da UPMS, fica latente a importância da ecologia de saberes, da descolonização da universidade, assim como da produção coletiva e partilhada do conhecimento. O trabalho conclui defendendo que a experiência da UPMS pode oferecer contribuições para o desafio de se pensar uma universidade popular, por meio da busca de complementariedade entre a pedagogia do oprimido e a pedagogia da articulação, de modo a reinventar a proposta de Paulo Freire, atualizando-a diante dos desafios do presente.