Navegando por Autor "FABIS, Camila da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudantes autônomose seduzidos pelas tramas curriculares do (novo) Ensino Médio(2023) FABIS, Camila da Silva; WANDERER, FernandaO artigo tem o propósito deanalisar efeitos que a flexibilização curricular, proposta pela Reforma do Ensino Médio, produziu nosmodos de ser estudante em uma escola da região central do País. As bases teóricas encontram-se nos estudos de Michel Foucault. A parte empírica foi realizada no período de 2019 a 2021 e envolveu a geração de questionários e diálogos onlinedesenvolvidos com alunos do Ensino Médio. A análise mostrou que a flexibilização curricular, mobilizada pela estetização dos espaços e pela variação nas metodologias escolares, geroudiscentes autônomos e seduzidos pelas práticas que desejam realizar. Isso pode acarretar esmaecimento do ensino e uma conformação dos sujeitos às regras neoliberais, como a individualização e a responsabilidade pelo seu próprio desempenho.