Navegando por Autor "ESCUDERO, Jaime Caiceo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDemocracia y educación de John Dewey presente en el problema nacional de Darío Salas: a propósito del centenario de ambas obras(2018) ESCUDERO, Jaime CaiceoEm 2016, celebrou-se, com diversas atividades, o centenário de públicação de uma das obras mais significativas do educador norte-americano, John Dewey, Democracia e Educação (1916); no ano passado (2017) comemorou-se o centenário da obra mais significativa do educador chileno, Darío Salas, El Problema Nacional. Bases para la Reconstrucción de Nuestro Sistema Escolar Primario (1917). No contexto de ambos os centenários, analisa-se a influência da obra do pedagogo norte-americano sobre o texto do educador chileno.
- ItemEl colegio Santa Isabel de Hungría en su cincuentenario: de una inserción en comuna semi-rural ha pasado a comuna urbana(2017) ESCUDERO, Jaime CaiceoDurante a década de 40 do século passado (1944), Madre Teresa Ortúzar Ovalle, juntamente com Monsenhor Bernardino Berríos Gaínza, Bispo de San Felipe de Aconcagua, Chile, fundou a Congregação Religiosa das Irmãs Franciscanas Paroquiais Cooperadoras, tendo como uma de suas missões, a educação de crianças dos setores mais vulneráveis. Foi assim que a própria Madre Teresa fundou a Escola Particular Santa Isabel de Hungria, na Comuna de La Cisterna, em Santiago do Chile, em 1961; ao longo dos anos foi transformado no atual Colégio de mesmo nome. A Comuna de La Cisterna naquela época era uma comuna semi-rural na qual havia casas com lotes e/ou fazendas; seus habitantes eram de classe média e classe média baixa; Devido ao desenvolvimento urbano, o município em questão perdeu seus lotes e fazendas e foi transformado em um lugar eminentemente urbano, mantendo o mesmo estrato social. Em 2011, o estabelecimento completou 50 anos. O objetivo deste artigo é reconstituir os principais marcos históricos da Escola Santa Isabel de Hungria, indicar sua missão institucional e se seu desenvolvimento respondeu à visão da fundadora. De uma escola primária com pouquíssimos alunos, tornou-se um estabelecimento de ensino que oferece três níveis diferentes de ensino (pré-escola, ensino fundamental e médio) para 1.170 alunos. A metodologia utilizada é a dos estudos históricos, ou seja, foram utilizadas fontes primárias e secundárias, como análise documental, arquivos fotográficos e, principalmente, entrevistas (história oral).
- ItemEl sometimiento cultural del pueblo Mapuche por parte del estado Chileno(2021) ESCUDERO, Jaime CaiceoNesta comunicação pretende-se buscar as causas do chamado conflito Mapuche que vem ocorrendo de forma violenta nas últimas décadas; para encontrar soluções permanentes, as causas devem ser resolvidas. Para a realização deste estudo, será utilizado um paradigma qualitativo e a metodologia histórica, revisando fontes primárias (documentos originais) e fontes secundárias (selecionando a vasta bibliografia existente sobre o assunto). Constatou-se que durante um século e meio sua cultura e idiossincrasia não foram respeitadas, sujeitando esses povos à força e educando-os na língua espanhola e não em seu vernáculo, fazendo-os perder sua língua e cultura para as novas gerações. O Estado do Chile não agiu como deveria com os povos indígenas e deve devolver suas terras a eles e respeitar sua cultura para resolver o conflito atual e alcançar a paz