Navegando por Autor "EIDT, Paulino"
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- ItemA transformação do ethos no Oeste de Santa Catarina(2013) TEDESCO, Anderson Luiz; EIDT, PaulinoEste artigo tem como objetivo compreender as transformações societárias decorrentes da sociedade de consumo e dos demais processos verticalizadores da globalização no espaço regional do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma leitura a partir da constituição histórica do ethos dos povos pré-capitalistas da região e a sua lenta e gradual mudança, quando da ocupação do território, no início do século XX, pelos migrantes de descendência europeia. Desta forma, num primeiro momento expressa os fatores objetivos e subjetivos que constituíram o ethos dos povos pré-capitalistas e, no final, descreve as transformações decorrentes da incorporação do espaço regional aos circuitos internacionais da economia por meio da institucionalização da propriedade privada, implantação de um modelo agroindustrial e do processo de homogeneização da cultura. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo bibliográfico, abordando aspectos filosóficos, históricos e sociológicos, no que tange a origem do conceito de ethos ocidental e a sua transformação no decorrer do tempo – estendendo-se até o século XX, embasando-se nessa busca reflexiva no pensamento dos filósofos Henrique C. de Lima Vaz, Michel Foucault, no historiador Werner Jaeger e no sociólogo Zygmunt Bauman, entre outros, a fim de compreender as consequências trazidas com as transformações do ethos no Oeste de Santa Catarina.
- ItemMulticulturalidade, educação e diversidade: os elementos constitutivos das comunidades do oeste de Santa Catarina / Multiculturalism, education and diversity: the constituent elements of the communities of western Santa Catarina(2014) EIDT, Paulino; SILVA JUNIOR, Edinaldo EnoqueA sociedade pós-moderna, com sua crescente complexidade, promove transformações nas escolhas, na forma de viver, se relacionar e amar. Estabelece novas relações decorrentes da sociedade de informação, da crise da identidade do sujeito e da expansão dos processos globalizantes. O mundo passa a se aglutinar por meio dos avanços tecnológicos, da homogeneização da cultura baseada no consumo de massa e dos processos de verticalização. Assim, a “deriva” humana ganha vulto com o processo de esfacelamento dos pressupostos éticos, morais e identitários. Os laços tornam-se virtuais, vazios de contato humano e ansiosos por preenchimentos afetivos, inconclusos e sem amparo. A esse momento histórico, pensadores, como Bauman (1997), Morin (2005), Lyotard (2006), Giddens (1991) e Anderson (1999) denominaram Pós-modernidade. E, nesse turbilhão, as práticas econômicas, sociais, religiosas e educacionais ganham nova subjetivação. O objetivo deste artigo é apresentar as características do modelo tradicional de comunidade implantado no Oeste Catarinense a partir do século XX por migrantes de descendência europeia. A comunhão, a unidade e a copertinência foram elementos precisamente constitutivos das comunidades. O desmanche do antigo significado da comunidade veio com a globalização, com a informática e a emancipação dos fluxos de informação e comunicação. Especificamente, na educação concentram-se os maiores desafios: a escola está preparada para acolher gerações de alunos educados sem o Outro e com ausência de significações? Enfim, o processo globalizante impacta no respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.