Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DOHERTY, David Patrick"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Racismo: um desafio para a educação bilíngue em Madrid
    (2022) DOHERTY, David Patrick; ACERO, Juana María Anguita; PÉREZ, Francisco Javier Sánchez-Verdejo
    A forma como a língua inglesa é ensinada na Espanha, com a crescente oferta de escolas bilíngues, tanto públicas quanto privadas, é fortemente influenciada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este documento enfatiza os valores do plurilinguismo e da competência comunicativa, ao passo que sublinha a importância de reduzir a desigualdade e a discriminação e de melhorar a compreensão intercultural no âmbito da educação. Como se constata que a educação bilíngue tem impacto positivo e negativo neste aspecto, é importante destacar suas vantagens e desvantagens na atualidade. Por outro lado, deve-se admitir que as aulas de língua inglesa demonstram tanto refutar quanto propagar estereótipos, e que a onipresença do inglês oferece oportunidades, ainda que não para todos. Este trabalho teve como objetivos: avaliar o sucesso do ensino do inglês no ensino secundário|| a efetiva oferta de oportunidades e abertura dos horizontes dos alunos a novas culturas|| e o potencial aumento da sua consciência sobre o racismo. Foi realizada uma pesquisa entre 406 alunos do 1º e 4º anos do ensino secundário obrigatório de três escolas da Comunidade de Madrid. Levantou-se a hipótese de que os alunos da educação bilíngue estivessem mais abertos à diferença e a novas oportunidades e fossem mais propensos a reconhecer e desafiar a discriminação. O estudo não encontrou diferenças significativas nas respostas recebidas nas três escolas. Argumentou-se, por fim, que o contexto formal de estudo representou um empecilho à obtenção de respostas verdadeiras e que um questionário mais casual seria mais apropriado.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão