Navegando por Autor "DIONOR, Grégory Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO significado do Pibid na trajetória acadêmica dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência de um curso de ciências biológicas(2021) PORTELA, Ellen Maria Santos; NASCIMENTO, Júlia Izadora Gonçalves; SILVA, Larissa Santana; COSWOSK, Édila Dalmaso; DIONOR, Grégory AlvesEste estudo tem por objetivo analisar as contribuições do Pibidna formação dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência do curso de Ciências Biológicas do campusX da Uneb. A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa documental. O estudo baseia-se numa análise qualitativa e interpretativa das percepções que os sujeitos manifestaram em relação a sua trajetória no programa. Foram analisados 21 portfólios. Emergiram quatro categorias que direcionaram as análises dos portfólios: i)afeto e arte de sonhar; ii) as ações coletivas em benefício da aprendizagem dos educandos; iii) ação docente na construção do conhecimento; e iv) educação e transformação social. De posse da análise, constatou-se, dentre outras coisas, que as ações iniciais contribuíram para a aproximação da teoria ensinada na universidade com a prática da Educação Básica do sistema público de ensino, e que esta vivência pode colaborar para a minimização do choque com a realidade vivenciada nos primeiros anos da atuação profissional.