Navegando por Autor "DELIZOICOV, Nadir Castilho"
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- ItemA formação continuada do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio na gerência regional de educação de Chapecó, SC(2018) MORESCHO, Sandra Maria Zardo; DELIZOICOV, Nadir CastilhoEste artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) nos anos 2014 e 2015. O objetivo no trabalho foi investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida com professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, e a análise apresenta o parecer do orientador de estudo, as dificuldades enfrentadas e o término do PNEM diante da Reforma do Ensino Médio. Os resultados indicaram a significância da formação, que contribuiu para o reconhecimento do estudante do ensino médio enquanto sujeito. A finalização do PNEM é tida como aspecto lamentável, associada ao temor do aumento da desvalorização e precarização da docência com a Reforma do Ensino Médio.
- ItemLicenciaturas em Santa Catarina: o contexto atual(2009) SCHEIBE, Leda; DELIZOICOV, Nadir Castilho; DURLI, ZenildeNeste trabalho apresentam-se resultados de investigação que teve como objeto de estudo a caracterização da disponibilidade de cursos de licenciatura no estado de Santa Catarina. Considerou-se a demanda de formação de profissionais para a docência no ensino médio regular. As informações necessárias foram obtidas no banco de dados on-line, alocado no sítio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tomando como base o ano de 2006, são apresentados dados sobre Santa Catarina como um todo e por mesorregiões, bem como por Instituições de Ensino Superior (IES), por área de conhecimento e por modalidade. Os resultados demonstram a existência de 149 cursos de licenciatura em todo o território catarinense, distribuídos por 21 diferentes IES. O maior número de cursos é o de Letras, 34; em segundo lugar, figuram os cursos de Matemática, 19; em terceiro lugar, os de Educação Física, 17. A formação de professores em Santa Catarina ocorre, na sua maioria, em instituições universitárias nas quais a modalidade presencial é a mais praticada. Quanto aos cursos de licenciatura relacionados às Ciências Naturais, há uma deficiência acentuada, de forma semelhante à demanda evidenciada em relatório do Conselho Nacional de Educação. Recomenda-se a ampliação da formação inicial, particularmente para as disciplinas de Física, Química e Biologia, assim como a viabilização de uma efetiva formação continuada.
- ItemLivros didáticos de biologia e a história da ciência(2015) FIORESE, Jéssica Zauza; DELIZOICOV, Nadir CastilhoO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.