Navegando por Autor "DE MARI, Cezar Luiz"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA extensão universitária na Ciência da Informação: uma abordagem crítico participativa(2023-02-08) MENDES, Edson Luiz; MINGHELLI, Marcelo; DE MARI, Cezar LuizIntrodução: A sociedade atual vem sendo identificada como Sociedade da Informação. As questões relacionadas à informação e ao seu fluxo são instigadas à sua compreensão e influência social, levando em consideração documentos, conteúdos e assuntos variados, comportamentos diversificados e pessoas usuárias, receptoras e reprodutoras de informação. A universidade tem o papel de contribuir na transformação, capacitação e conscientização social a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por impactar na formação pessoal e profissional da sociedade, no entanto, a pequena quantidade de publicação na ciência da informação, sobre a extensão universitária na comunidade em situação de vulnerabilidade social, nos provoca a interrogação sobre a relevância social do Programa de Extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetivo: Assim, por meio de análise sobre a extensão em ciência da informação, este artigo de pesquisa em andamento, tem o seguinte objetivo: refletir sobre a importância e relevância social da extensão realizada na comunidade em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Qualitativa com abordagem crítico interpretativo, em dois momentos distintos e conectados: a pesquisa bibliográfica, nesse estudo, e a pesquisa de campo na coleta de dados. Resultados: Evidencia-se a prática de extensão participativa onde, de maneira interdisciplinar e democrática, o distanciamento entre mundo acadêmico e comunidade de periferia, entre conhecimento científico e popular, pode ser menor através da extensão universitária em Ciência da Informação. Conclusão: Essas serão confirmadas ou não na conclusão da pesquisa de campo em andamento por meio de entrevistas e análise documental.
- ItemA obsessão pela excelência: universidades de classe mundial no Brasil?(2018) THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; DE MARI, Cezar LuizThis article, which is part of a doctoral thesis, analyzes the approximation / convergence of Brazilian higher education to the 'global trend World Class University' or University of Excellence / of World Class considering the outlines of policies, programs and Institutional Development Plans of the universities since the decade of 2000. Some questions that guide the discussion undertaken, beyond the title of this article, are: Brazil, via its HEIs (Higher Education Institutions) or some of them, is in the 'race' to reach the status of excellence or world class in the wake of this global trend? To what or where does this movement indicate? Which universities claim to fit this model? In order to answer these questions, in methodological terms, the collection of bibliography and data and documentary analysis was undertaken, considering the comprehension of the historical and social totality, with its structural and conjunctural constraints. It is concluded that, while on the one hand the merchandising of higher education reaches exponential levels, initiatives to promote 'World Class' status, especially in the context of internationalization and induction of strategic areas, show that the country is also focused in the 'race for excellence', despite aspiring different arrival points compared to prestigious universities worldwide. Thus, although some Brazilian institutions are more advanced in terms of organization and directions to world-class standards, the model is seen as a horizon to all, which has been understood as the propagation of an 'ideology of excellence'.