Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CREMONEZE, Marcielli de Lemos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Futuras professoras em um grupo de estudos e suas aprendizagens acerca da resolução de problemas
    (2023) CREMONEZE, Marcielli de Lemos; CIRÍACO, Klinger Teodoro
    Compartilhamos, no presente artigo, resultados de uma investigação de mestrado em Educação Matemática, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS), cujo foco residiu em compreender aprendizagens de futuras professoras dos anos iniciais em movimento de colaboração em um grupo de estudos que dedicou-se, no momento da pesquisa, à resolução de problemas. Para este fim, com uma abordagem qualitativa, validamo-nos de informações produzidas via interação nas sessões reflexivas com um grupo de natureza colaborativa. Como referencial teórico, discutimos a formação para o ensino de Matemática presente em cursos de Pedagogia, a inserção em ambientes colaborativos como prática de formação docente, como também alguns caminhos para o fazer matemático em sala de aula, dentre os quais damos maior ênfase na resolução de problemas matemáticos. Ante a experiência vivenciada, os resultados apontam que: 1) ao interagir com professoras experientes, as estudantes em formação inicial constituíram saberes pré-profissionais ao refletirem sobre a docência em Educação Matemática nos anos iniciais; 2) houve mudança de atitude em relação à disciplina com base na problematização da prática pedagógica; e, por fim, 3) a negociação de significados, devido à colaboração no grupo, possibilitou também a ampliação do repertório didático-pedagógico. Em síntese, como professores e pesquisadores, destacamos a defesa pela ação educativa em ambientes que possibilitem o diálogo com as crianças, práticas pedagógicas que revelem-se emancipadoras dos sujeitos e desdobrem visões que transcendam o óbvio de nossas limitações, do ponto de vista do conhecimento [e do conhecimento matemático].

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão