Navegando por Autor "COUTO, Roberto Vinícios Lessa do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDa concepção de investigação à adoção de um problema na educação em Ciências: aspectos metodológicos(2023) FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; PORTUGAL, Khalil Oliveira; POLITO, Antony Marco Mota; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; BATISTA, Michel Corci; MACIEL, Felippe Guimarães; COUTO, Roberto Vinícios Lessa do; SANTOS, Osmair Carlos dosNeste trabalho, adotamos a experimentação como estratégia didático-pedagógica na educação em ciências e analisamos os elementos teóricos e metodológicos que podem ser por ela integrados. Em particular, abordamos os principais pressupostos do Ensino por Investigação e da Resolução de Problemas e suas inter-relações e possíveis amálgamas na construção de uma Abordagem Experimental Problematizada (AEP). Abordamos, precisamente, a inteligibilidade dos pressupostos sobre os quais estão configuradas essas duas estratégias e apresentamos, ainda, exemplos concretos para articular as estratégias referidas.
- ItemEdição especial sobre ensino de Física(2023) FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; BATISTA, Michel Corci; COUTO, Roberto Vinícios Lessa doA pesquisa em ensino de ciências no Brasil, em particular a pesquisa em Ensino de Física, já ocorre de longa data. Desde os anos de 1980, existem encontros nacionais para discursão dos tópicos da área com importância significatividade. As pós-graduações em Ensino de Física e as revistas especializadas na área também remontam dessa época (Moreira, 2018; Ferreira; Silva Filho, 2021).