Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COSTA FILHO, Roraima Alves da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação do Número Especial “Teoria social cognitiva em perspectiva: centenário do Nascimento de Albert Bandura”
    (2025) IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel; COSTA FILHO, Roraima Alves da
    Apresentação do Número Especial “Teoria social cognitiva em perspectiva: Centenário do Nascimento de Albert Bandura”
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Suporte e barreiras percebidos para o desenvolvimento de interesses em carreiras STEM: uma revisão integrativa da literatura
    (2024) MATOS, Mayara da Mota; COSTA FILHO, Roraima Alves da
    Os fatores que influenciam o interesse e a escolha de carreiras em STEM são múltiplos, Embora esses fatores sejam estudados sob diferentes perspectivas, a Teoria Social Cognitiva de Carreira (TSCC) ajuda a compreender as condições que facilitam ou limitam o exercício da agência na escolha de carreiras nessa área, Este estudo objetivou realizar uma revisão da literatura para identificar suportes e barreiras relativos ao interesse e à escolha de carreiras STEM entre estudantes do ensino médio sob a perspectiva da TSCC, Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science, considerando artigos publicados nos últimos cinco anos (2020-2024), Os resultados revelam que a autoeficácia é um fator pessoal crítico, influenciando de maneira distinta mulheres e homens, Entre os fatores de suporte, destacam-se o apoio familiar e educacional, o acesso a informações sobre as carreiras e as experiências diretas na área, que promovem o engajamento e o interesse por STEM, Por outro lado, barreiras como falta de modelos femininos, estereótipos de gênero e limitações no ambiente escolar podem desestimular esse interesse, A discussão aborda a importância de intervenções que promovam a autoeficácia, especialmente para as estudantes do sexo feminino, ampliando suas oportunidades em STEM,

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão