Navegando por Autor "COSTA, Frederico Jorge Ferreira"
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- ItemA condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira(2018) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina RodriguesThe present work will seek to analyze the conditionalities of the rationality of the evaluating State for the evaluation of Brazilian higher education. The private/commercial sector has gained space in the state sector, since the state conditions in its own processuality the accountability mechanisms of the international market. The methodological procedures used are a theoretical study with a bibliographical and documentary character, with a qualitative research approach. It was considered that in the logic of the large-scale evaluation its results are eventually usedto build rankings among institutions, cities, states and countries. In the scope of higher education this evaluation process gives direct emphasis to teaching overvaluing it to the detriment of research and extension.
- ItemA contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate(2019) PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; LIMA, Kátia Regina RodriguesO referido trabalho busca empreender uma análise acerca da problemática da gestão educacional buscando desvelar o atual cenário do debate sobre a contradição entre gestão democrática e administração burocrática da escola.
- ItemContraposições entre estética e ensino da arte: o caso de "A triste história de Eredegalda"(2020) PEREIRA, Karla Raphaella Costa; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; DIOGO, Ana Paula SanchoThis article results from the analysis of the novel Eredegalda’s sad story from the book While sleep does not come (Rocco, 2013). In 2017, this book was forbidden in the Brazilian public schools for focusing on incest. The controversy gave rise to moral, aesthetic and pedagogical debates. The study is a literary analysis, it was carried out based on the aesthetics of György Lukács and aimed to overcome the duality of moralism-artistic freedom within this debate, pointing out an earlier need: to reflect on the possible pedagogical role of Eredegalda’s sad story. This concrete situation made it possible to move forward in examining the educational character of works of art and the use of literature as a pedagogical instrument. It presents the general situation, then explains the fundamentals on which the investigation was based and, finally, reveals the author’s point of view on the work in question.
- ItemEstética, marxismo e educação: um diálogo necessário à contemporaneidade(2017) PEREIRA, Karla Raphaella Costa; COSTA, Frederico Jorge FerreiraO presente artigo é resultado de pesquisa em Pós-graduação em Educação e objetiva contribuir para os debates contemporâneos sobre estética, literatura e educação. Toma como fundamento teórico o método de Marx que pousa o homem no centro da história, demonstrando que os objetos, inclusive os objetos espirituais, foram colocados na realidade pela ação consciente do homem, ou seja, pelo trabalho, bem como na teoria estética e literária lukacsiana. Discute a importância dessas teorias para os estudos contemporâneos acerca do papel da arte e da literatura, destacando como o professor de literatura pode ter sua práxis enriquecida por este conhecimento. Foi uma pesquisa bibliográfica de compreensão categorial para colaborar teoricamente com o trabalho do professor de literatura. Advoga uma práxis no ensino de literatura que considere a obra literária e seu caráter educativo diante do mundo dos homens.
- ItemO discurso da empregabilidade na educação de jovens e adultos trabalhadores rurais: resistência no contexto da luta pela terra e pelo direito à educação(2021) LIMA, Maria Aires de Lima; RODRIGUES, Bruno Alysson Soares; COSTA, Frederico Jorge FerreiraEste artigo tem como objetivo analisar a categoria da empregabilidade inserida na Educação de Jovens e Adultos de trabalhadores rurais no contexto da Educação do Campo. Diante dos percalços da conjuntura que se inaugura com o fim do PRONERA e a ofensiva do capital sobre o trabalho no complexo movimento de resistência da educação em tempos de uberização do trabalho, questionamos em que medida as propostas de educação para este público se configuram como algum tipo de avanço na luta pela terra pelo direito à educação.