Navegando por Autor "COSTA, Danusa Freire"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Integral no Ensino Médio Integrado: relato da experiência do IFPR- Campus Jacarezinho(2023) COSTA, Danusa Freire; PARENTE, Claudia da Mota DarosO presente estudo encontra-se em andamento no curso de Doutorado em Educação do PPGE/UNESP/MÁRILIA, e faz parte da pesquisa macro sobre as “Ações em Redes de Políticas Públicas no IFPR Campus Jacarezinho: Educação Integral e Formação Humana no Ensino Médio Integrado”. Com sua metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e na análise documental, este recorte do estudo tem como principal objetivo relatar a experiência de Educação Integral a partir de uma inovação curricular no IFPR Campus Jacarezinho e suas contribuições para a formação dos estudantes do Ensino Médio integrado. A pesquisa busca chamar a atenção para a importância da implementação da Educação Integral aplicada ao Ensino Médio como política pública, agindo como instrumento de transformação social. Considerando os resultados parciais, especificamente neste estudo bibliográfico, foram utilizados os estudos dos seguintes autores: (PARENTE, 2017); (CORRÊA, H. E. R.; FIORUCCI, R.; PAIXÃO, 2018); (GUARÁ, 2006), (ARAÚJO, A. C.; SILVA, 2015); (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005); analisando as suas falas é possível compreender que quando a Educação Integral, que se trata de um direito para todos os cidadãos, é implementada junto aos jovens do Ensino Médio, ela se torna um importante instrumento para impulsionar e concretizar medidas, além de gerar novas políticas públicas para garantir o acesso e a permanência do estudante na escola, o que resulta na melhoria da qualidade do ensino. Contudo, no caso específico da IFPR Campus Jacarezinho, considerando as especificações do novo currículo, se faz urgente e necessário neste momento, a ampliação da jornada escolar para tempo integral, o que poderá otimizar ainda mais os benefícios provenientes da Educação Integral.