Navegando por Autor "COSTA, Ana Luiza Jesus da"
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- ItemA imprensa no educar-se das classes trabalhadoras do Rio de Janeiro oitocentista(2013) COSTA, Ana Luiza Jesus daO presente artigo, derivado de pesquisa de Doutorado sobre o Educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro tem como objetivo apresentar algumas formas pelas quais os trabalhadores da Corte e da Província do Rio de Janeiro se educavam uns aos outros por meio da imprensa operária, frequentemente relacionada às suas associações de ofícios. Adotamos aqui uma concepção de educação mais ampla do que o sinônimo de forma escolar e procuramos questionar a oposição entre classes trabalhadoras e produção intelectual leitura e escrita.
- ItemCultura e história da educação: diálogos com Michel de Certeau e E. P. Thompson(2019) VIDAL, Diana Gonçalves; SALVADORI, Maria Angela Borges; COSTA, Ana Luiza Jesus daO artigo se propõe a explorar relações entre cultura e educação do ponto de vista histórico, recorrendo ao aporte de dois autores: Michel de Certeau e Edward Palmer Thompson. Apesar de em ambos a discussão sobre educação não figurar como tema central de pesquisa, a questão emerge em alguns de seus escritos. Por outro lado, cada vez mais estes autores têm se destacado como referência fundamental aos estudos sobre a escola e a educação por parte de historiadores da educação que abraçam a perspectiva da cultura como constitutiva da experiência dos sujeitos e das práticas sociais. Para discorrer sobre a questão, este artigo foi organizado em quatro partes. Na primeira, nos detemos nas razões que levaram De Certeau e Thompson a se interrogarem sobre a cultura nos anos 1960. Na segunda parte, abordamos o conceito de cultura para Michel de Certeau. Na terceira, o mesmo movimento é realizado para E. P. Thompson. Nos dois casos, a reflexão se entrelaça a vertentes da pesquisa em educação, evidenciando a proficuidade do uso da categoria para as análises históricas. Por fim, a título de comentários finais, traçamos aproximações e distanciamentos entre a concepção de cultura enunciada pelos dois autores, com o objetivo de subsidiar os estudos no campo.