Navegando por Autor "CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação SAMR mentoreada para adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: identificando o maior desafio(2024) KUCHARSKI, Marcus Vinicius Santos; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de CamargoAdotar e aplicar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em favor da melhora qualitativa dos processos de ensino e aprendizagem transcende a discussão simplista de resolução de questões de infraestrutura e acesso às tecnologias – ainda que sejam assuntos importantes, As implicações são mais profundas, de nível simbólico, envolvendo representações sociais do docente e das tecnologias (Silva, 2013), Resultado de pesquisa bibliográfica, este texto propõe que o trabalho de sensibilização e formação continuada docente para melhor aproveitamento dessas TDICs seja realizado a partir de uma combinação que valorize as competências técnicas previstas por um modelo de Domínio de Conhecimento de Conteúdo Pedagógico e Tecnológico (CPT) (Mishra; Koehler, 2006), mas que ocorra de forma orgânica a partir do modelo de Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição (SAMR) (Caukin; Trail, 2019; Puentedura, 2014), permitindo escalonar a apresentação das potencialidades dessas tecnologias e, ao mesmo tempo, modular os níveis de conforto para sua adoção e utilização pelos professores, Um profissional reconhecido e respeitado por seus pares deveria ser mentor desse processo, facilitando, assim, que se discutissem e promovessem transformações metodológicas que seriam muito dificultadas em modelos formativos mais tradicionais,