Navegando por Autor "CORRÊA, Marcos Britto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico(2022) FERREIRA, Liliana Soares; CORRÊA, Marcos Britto; SILVEIRA, Rozieli BovoliniSistematiza-se estudo sobre a noção de sujeito, suas relações e implicações no trabalho pedagógico dos professores. A produção e a análise dos dados aconteceram por meio da Análise dos Movimentos de Sentidos, fundamento teórico e metodológico que visa ao estudo dos sentidos nos discursos, nas obras e nas produções que integraram o corpus do estudo bibliográfico. O trabalho pedagógico é tratado como um processo em que os professores se reconhecem como integrantes de uma classe trabalhadora e, em tal contexto, produzem, a despeito das contradições sociais, com vistas à superação, conscientes de sua historicidade.
- ItemUma análise de teses e dissertações sobre universidade no Brasil: sentidos, historicidade e contradições(2021) FERREIRA,Liliana Soares; CORRÊA, Marcos Britto; ANDRIGHETTO, Marcos JoséO texto sistematiza pesquisa realizada em 45 trabalhos finais da pós-graduação em Educação produzidos em 26 instituições públicas brasileiras, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa objetivou abordar e debater os sentidos de universidade, sua historicidade e seus sentidos sociais. Como fundamento teórico e metodológico escolheu-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, elaborada no grupo de pesquisa no qual se trabalha, que orientou a interpretação, análise, compreensão e sistematização dos dados. A pesquisa indicou que a importância central da universidade está em ser capaz de catalisar as demandas sociais brasileiras e assim produzir outros modos de pensar e agir para a produção de conhecimento socialmente referenciado.