Navegando por Autor "CORRÊA, João Vítor Dornelas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino, pesquisa e extensão na formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam matemática na perspectiva do trabalho colaborativo(2022) CIRÍACO, Klinger Teodoro; COSTA, Daniana de; CORRÊA, João Vítor DornelasO objetivo do artigo centra-se em compartilhar encaminhamentos e resultados de uma "Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão"(ACIEPE)±realizada na Universidade Federal de São Carlos ±UFSCar, CampusSão Carlos ±SP, durante o ano de 2020, que teve como propósito a formação inicial e continuada de professores(as) que ensinam Matemática, tendo em vista práticas promotoras de atitudes positivas em relação ao conhecimento matemático na Educação Básica. Neste contexto, foi desenvolvida uma ação formativa que teve como fundamento aprofundar estudos teóricos no campo das Tendências em Educação Matemática, pelo viés da Psicologia daEducação Matemática, para encaminhamentos metodológicos de possibilidades do desenvolvimento de atitudes favoráveis à Matemática.A pretensão é, com base no trabalho colaborativo entre os integrantes do grupo constituído (futuros/as professores/as e professores/as),refletir sobre a prática docente a partir da análise de casos de ensino que possibilitaram mobilizar conhecimentos e saberes docentes.Para esse fim, o presente artigo toma como objeto de discussão e análise um episódio envolvendo um caso de ensino em quesão explorados alguns aspectos daModelagem Matemática. A dinâmica dos encontros ocorreu de modo síncrono (via Google Meet) nos pressupostos dialógicos do trabalho colaborativo em que nas sessões foram oportunizadas a discussão e debate sobre o referencial teórico estudado ao longo da experiência formativa. Posteriormente, foram elaboradas e validadas tarefasno contexto do grupo. Estima-seque, com o término da ação, todos(as) tiveram possibilidades de formar atitudes mais positivas com a disciplina, haja vista os excedentes de visão decorrente do diálogo coletivo em Educação Matemática