Navegando por Autor "COELHO,Monalisa Lopes dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPeriódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação: a Revista Brasileira de História da Educação (2016-2019)(2022) COELHO,Monalisa Lopes dos Santos; PINTO, Andrea Carla Agnes e Silva; PAULA, Durval Saturnino Cardoso de; SOUZA, Sauloéber Tarsio de; SILVA, Éfer Aires daO presente texto se insere no campo da História da Educação, e tem como objetivo principal investigar, brevemente, a história da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), analisando suas especificidades. Com os objetivos específicos buscamos identificar os principais elementos estruturantes que caracterizam a revista no quadriênio (2016-2019) como o conselho editorial, a composição geral dos arquivos publicados, os recortes espaço-temporal e as temáticas dos artigos veiculados por ela. Em relação à metodologia desta pesquisa, além da pesquisa bibliográfica, realizamos entrevista com a, então, editora chefe do periódico e, utilizamos a técnica da bibliometria para análise dos dados coletados na RBHE, efetuando a tabulação das informações. No total examinamos 185 arquivos subdivididos em artigos, editoriais, entrevistas e resenhas, acessados no sítio virtual da revista. Reconhecemos que o perfil do corpo editorial no quadriênio (2016-2019) era o seguinte: por três anos seguidos (2017-2019), a maioria era composta por mulheres ocupando o cargo de editoras, consideramos que seus perfis estavam diretamente ligados à pesquisa no campo da História da Educação, e que todos os editores estavam qualificados profissional e academicamente pelos seus pares especializados nesta área. Nas análises dos 162 artigos científicos publicados, a maioria deles veiculou temáticas entrelaçadas com a perspectiva da História Cultural, o recorte temporal predominante se concentrou no século XX (67,7%), seguido pelo século XIX (25,6%), e o espaço geográfico hegemônico contemplado nestas pesquisas foi o território brasileiro (81,7%).