Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CHAQUIME, Luciane Penteado"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A docência virtual e saberes docentes: um estudo da tutoria na rede e-tec Brasil
    (2015) CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel
    Na atuação como mediador do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Educação a Distância por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, o tutor virtual mobiliza, por um lado, saberes que compõem a base de conhecimento necessária à docência em geral. Por outro, constrói novos saberes ao refletir sobre sua prática, ampliando e diversificando essa base. Partindo desse contexto, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou mapear os saberes do tutor virtual, identificando sua natureza. Para a realização da investigação, empregou-se a triangulação metodológica e percorreu-se as seguintes etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando-se questionário com questões abertas e fechadas, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados. Os resultados observados demonstram que a experiência na tutoria virtual tem potencial formador ao possibilitar a construção de novos saberes e, com isso, ampliar a base de conhecimento necessária à docência.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão