Navegando por Autor "CERDAS, Luciene"
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- ItemAlfabetização e africanidades: experiências formativas no curso de extensão ler e escrever na escola(2018) CERDAS, Luciene; AMORIM, RejaneThis article presents a training practice of literacy teachers in the "Extension Course read and writing: articulating knowledge, building practices", carried out from a theme that has been gaining increasing prominence in the education area, namely, Africanities, which emphasizing the marks of African culture in the construction of Brazilian culture. The potential of this action is socialized in the formation of literacy teachers and of graduates in Pedagogy who act as part of the course implementation team. Weekly, It brings together students and teachers from Pedagogy and public school teachers in Rio de Janeiro to discuss issues related to teaching in literacy, reading and writing, and to the construction of innovative practices in literacy, in such a way that initial and teachee's formation built in dialogue with these subjects. The subject of Africanities was approached from the perspective of the valorization of the roots of Brazilian culture that are of African origin, discussing ethnic-racial relations, conceptions of racial prejudices, in the name of the urgent and necessary respect for the different ways of being, of living and living together. A promising experience of working with this theme is based on two different proposals: the construction of the African Panõ and the making of the Abayomi doll, activities that have ivolved different languages, such as reading, drawing, painting and handicrafts. These actions demonstrated great training potential in the perspective of literacy in which curriculum integration as well as language as human interaction, are central assumptions.
- ItemAlfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua Artigos(2022) CERDAS, LucieneEste artigo tem como objetivo discutir o uso do método fônico na alfabetização, preconizado, em meio a uma “querela dos métodos”, como o único caminho baseado em evidências científicas para alfabetizar. Apesar dessa discussão não ser recente, a partir de 2019, ela ganha força ao integrar a Política Nacional de Alfabetização (PNA), em um momento bastante controverso quanto aos rumos da educação no país. Nesse contexto, a discussão proposta aqui se dá a partir do diálogo com autores como Cecília Goulart, Magda Soares, João Wanderley Geraldi, entre outros que têm se dedicado ao estudo da alfabetização e contribuído na ampliação do debate sobre o ensino da língua materna. Ancorado nesses autores e nos conhecimentos da perspectiva bakhtiniana sobre linguagem, este artigo apresenta práticas pedagógicas realizadas por licenciandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no âmbito do projeto de extensão “A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial de alfabetizadores”, por meio do qual eles se inserem no cotidiano das escolas públicas e participam do planejamento e desenvolvimento de projetos didáticos voltados à alfabetização das crianças. A partir das discussões propostas neste artigo e da atuação dos licenciandos, vislumbram-se práticas fundamentadas na discursividade própria das relações humanas, que se mostram potentes pela valorização da voz das crianças, de sua autoria como leitoras e escritoras e de seu protagonismo no processo de alfabetização, visando à ampliação do seu repertório de práticas culturais de leitura e escrita e sua formação como sujeitos sócio-históricos e culturais na luta pela inclusão social.