Navegando por Autor "CASTRO, Marcela"
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- ItemCovid-19 e trabalho de mulheres-mães-pesquisadoras: impasses em “terra estrangeira”(2021) CASTRO, MarcelaEste artigo analisa o trabalho feminino no cenário pandêmico, articulando-o em suas dimensões doméstica, científica e maternal, com textos de escrita feminina e dados de pesquisas sobre o desemprego no Brasil. Pondera a relação cuidado-maternagem-trabalho em periódicos qualificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, onde o significante cuidado, como atributo feminino, tende a posicionar a mulher em profissões socialmente relacionadas a ele. Numa agenda feminista, considera-se necessário romper tal estereótipo, consolidando políticas científicas femininas e de emprego, mantendo aberto o lugar de habitar na denúncia da sobrecarga de trabalho de mulheres.
- ItemSeleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: a participação da comunidade no (con)texto político(2020) AMARAL, Daniela Patti; CASTRO, MarcelaNo presente artigo analisamos como a participação da comunidade para a seleção de diretores está posta nos textos legais dos municípios do Estado do Rio de Janeiro (RJ), pois nos interessa perceber como o legislativo e o executivo operam com a significante participação em políticas de caráter democrático. O estudo realizado no período de março de 2018 a fevereiro de 2020 contemplou as formas de participação da comunidade no processo de seleção de diretores. Foram analisados a Lei Orgânica, o Plano Municipal de Educação e a legislação sobre processo de seleção de diretores disponibilizados nos endereços eletrônicos das Prefeituras, Câmaras de Vereadores e Secretarias Municipais de Educação dos 92 municípios do RJ. Localizamos legislações em 37 municípios, organizados em três blocos a partir da concepção de fidelidade normativa, isto é, uma relação que articula a análise sobre como os municípios deliberaram a seleção de diretores em documentos legais. Os resultados demonstram que os Municípios operam com uma baixa escala de democracia e que oscilam mecanismos de eleição e consulta na seleção de diretores, subtraindo a participação na decisão da comunidade no processo de seleção de diretores. Observa-se uma tensão colocada no campo de estudos sobre gestão democrática entre as categorias eleição e consulta, inscritas desde a produção do texto da política.