Navegando por Autor "CASTAMAN, Ana Sara"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação profissional contemporânea no Brasil e na Espanha: uma análise comparativa(2022) FERREIRA, Liliana Soares; PEDRERA, Ana María Montero; CASTAMAN, Ana SaraA questão que deu origem ao estudo ora sistematizado é se a Educação Profissional, vista a partir dos textos e contextos das políticas educacionais, se aproxima ou se distancia das relações intrínsecas entre trabalho e educação na dinâmica de como são ofertadas na Espanha e no Brasil. Objetivou-se compreender, por meio da proposta de Educação Profissional, como se configura uma relação entre trabalho e educação nesses dois contextos históricos, sociais e geográficos na sociedade capitalista, sem desconsiderar que existem relações que impactam a educação escolar. Como procedimentos, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental em políticas públicas, análise dos dados e sistematização da análise, realizada pelas autoras, em processo dialógico, tendo por suposto os princípios da Educação Comparada como aporte teórico e metodológico. Constatou-se que a Educação Profissional tem sido uma das principais modalidades para aproximar os estudantes da realidade, acessar o mundo do trabalho e propiciar educação aos profissionais nesses países, apesar de não ser uma garantia de emprego.
- ItemEducação profissional e tecnológica: formação e práxis(2022) VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; MONTERO-PEDRERA, Ana María; CASTAMAN, Ana Sara; ZUCOLOTTO, Andréia ModrzejewskiPor Educação Profissional, no Brasil, entende-se: [...] uma formação geral, ampla e integrada aosmdireitos de cidadania e aos elementos específicos da preparação para o trabalho, que lhes permita o exercício técnico de uma ocupação ou profissão, com a compreensão da realidade cotidiana da sobrevivência e a capacidade de enfrentamento crítico e transformador do mundo do trabalho, onde se incluem a produção e os produtores, a reestruturação produtiva, novas tecnologias e nova organização do trabalho, desemprego estrutural, subemprego e estratégias solidárias diante da precarização do trabalho (FRANCO, 2000, p. 219-220).
- ItemJuventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica: categorias que se aproximam?(2024) SOUZA, Jorge Luiz dos Santos de; CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de AparecidoNa Educação Profissional e Tecnológica, é importante considerar os desafios enfrentados pelas juventudes, manifestados de forma diversa. Nessa direção, analisam-se, no contexto desse segmento de ensino, as categorias “juventudes” e “diversidade” compreendidas no processo de atuação dos profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, orientada pela abordagem qualitativa e produzida por meio de pesquisa bibliográfica narrativa. Apresentam-se percurso metodológico, concepções da categoria “juventudes”, ponderações que aproximam as categorias já citadas e considerações finais. Conclui-se que a promoção da diversidade e a inclusão das juventudes no segmento citado contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e atenta para os desafios do futuro.