Navegando por Autor "CARVALHO, Mirta Cecília Pinheiro de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRealidade Aumentada como Ferramenta Tecnológica na Formação de Professores de Ciências(2022) CARVALHO, Mirta Cecília Pinheiro de; SOUSA, Angerley de Jesus; FRAIHA-MARTINS, FranceEste trabalho objetiva compreender de que maneira a realidade aumentada como ferramenta tecnológica utilizada por professores de ciências em formação pode favorecer novas percepções sobre o ensino de ciências, em termos conceituais e sobre o uso de tecnologias digitais em aula. Para tanto, buscamos apoio em Giordan (2008), Tori (2006),Mattar (2017),Moran (2000), dentre outros. Indagamos: Em que termos a vivência de professores de ciências em processosde formação pós-graduada, que propicia aprendizagens tecnológicas sobre a realidade aumentada, pode contribuir para novas percepções sobre o ensino de ciências? Assumimos a abordagem qualitativa na modalidade narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), alémdaAnálise Textual Discursiva (ATD) como metodologia analítica do material empírico. Os resultados revelam a potencialidade do uso da realidade aumentada como ferramenta tecnológica em processos de formação, pois possibilita ao professor desenvolver novas/outras percepções sobre o ensino de ciências, bem como refletir sobre a própria prática que realiza. Nesse sentido, o professor move-se cada vez mais no processo de apropriação das tecnologias digitais disponíveis no contexto social, em busca de aproximar-sedas linguagens e códigos de seus alunos com objetivos educacionais. Assim defendemos propostas dessa natureza na formação inicial e continuada de professores