Navegando por Autor "CARVALHO, Maria Elizete Guimarães"
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- ItemA informação a serviço da repressão nas universidades: assessoria de segurança e informações da UFRN (ASI/UFRN) – nos rastros do relatório final da comissão da verdade(2018) CARVALHO, Maria Elizete Guimarães; LIMA, Rogério de AraújoLançado em 14 de outubro de 2015, o Relatório Final da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esboça um quadro historiográfico preocupante acerca da atuação do regime militar nessa instituição de ensino superior, com destaque para a Assessoria de Segurança e Informações da UFRN (ASI/UFRN). Nesse sentido, o presente trabalho tem o propósito de refletir sobre a cooperação existente entre as universidades e a comunidade de informação do regime militar para fins de monitoramento da vida acadêmica. Para tanto, partiu-se da realidade vivida pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971-1990), que, por intermédio do esforço investigativo da Comissão da Verdade da UFRN (CV-UFRN), relata histórias e memórias sobre as ações da ASI/UFRN. Alicerçando-se nas formulações teórico-metodológicas de Motta (2014, 2008a), Halbwachs (2003) e Ginzburg (1989), dentre outros, este ensaio contempla o indiciarismo como modelo epistemológico, a história oral como metodologia e a memória coletiva como categoria de análise. A partir das impressões, vivências e subjetividades dos agentes sociais participantes da pesquisa, tem-se que a ASI/UFRN, bem como as demais assessorias, embora não fosse e, legalmente, não pudesse ser, órgão de repressão, agiu a serviço e em função da máquina repressora do estado militar, ao efetivar, sob o pálio do medo, o controle ideológico, a censura e o expurgo no âmbito das Instituições de Ensino Superior.
- ItemMemorial acadêmico, experiência monitorial e aprendizagem docente (2013-2016)(2023) IVO, Felipe Cavalcanti; BARBOSA, Maria da Graça da Cruz; CARVALHO, Maria Elizete GuimarãesEste trabalho é vinculado à História e à Memória, objetivando refletir acerca dos processos formativos da docência constituídos e/ou (re)elaborados no decorrer do exercício monitorial nas disciplinas de História da Educação/CE/UFPB, entre 2013 e 2016. Os suportes teóricos perpassam a História do Tempo Presente, a Memória e as Representações Sociais. Tendo a escrita de si por método de pesquisa, analisa-se um memorial acadêmico, dialogando com autores como David (2012) e Nóvoa (2013), entre outros, em um processo de releitura sobre a Monitoria, espaço de constituição de identidade professoral, construída na práxis (ação-reflexão-ação). Os resultados indicam o exercício monitorial como elemento pedagógico constitutivo dos sujeitos em formação, concluindo-se que a experiência monitorial fortalece a tríade ensino-pesquisa-extensão e o memorial acadêmico é uma fonte histórica configuradora da docência e da escrita de si