Navegando por Autor "CARVALHO, José Wilson Pires"
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- ItemO uso dos objetos digitais de aprendizagem “Massa Molar” e “Concentrações” no ensino médio durante o ensino remoto(2023) FERRAZ, Rodrigo da Silva; CARVALHO, José Wilson Pires; NEGREIROS, Cláudia LandinAs Tecnologias Digitais da Informaçãoe Comunicação (TDICs) tem feito parte do nosso cotidiano, seja na vida social, no trabalho e no ensino. Considerando esse contexto da TDICs, o presente estudo teve, como objetivo, compreender as contribuições dosObjetosDigitaisde Aprendizagem (ODA) “Massa Molar” e “Concentrações” nos processos de ensino de conteúdos de Química no Ensino Médio. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com uso de questionário, roda de conversa e observação. Os participantes foram alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do interior do estado de Mato Grosso. Os ODA utilizados foram o “Massa Molar” e “Concentrações” do site Simulações PhET, em encontros virtuais. A análise de dados foi feita pelo método indutivo. Os resultados mostraram que o uso dos ODA pode contribuir para os processos de ensino dos conteúdos de Química porque permitem a visualização de modelos que constituem os conceitosquímicose, com isso podem acurar a percepção dos alunos quanto aos cálculos e fórmulas químicas estudadas. As atividades realizadas com os ODA contribuíram também para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas chamando a atenção dos mesmos. Os ODA se mostraram recursos aliados aos processos de Ensino da Química.
- ItemQuiLegAl application as a teaching resource fromthe perception of undergraduate Chemistry students(2020) OLIVEIRA, Fábio Caires de Oliveira; CARVALHO, José Wilson PiresThe objectiveof this study was to identify and discuss contributions ofQuiLegAl, a multi-platformapplication(app),to the teaching and learning processes,basedon an evaluative approach carried out by a group of undergraduate licenciaturastudents in Chemistry. The appQuiLegAlis part of a master’s thesis, which wasdedicated tothe development of digital learning objects as an alternative for teaching Science and Chemistrytopics,such aschemical bondsandchemical equations and their representations. Theresearch adopteda qualitative approach, with characteristics of a case study. For data production, evaluationquestionnaires proposed by Oliveira(2017)andaudio recordings and observation were used. The organization and analysis of the results were carried out based onthecontent analysis techniques (BARDIN, 2011), as well ason thetriangulation of data from different sources. The results presented by the study indicatethat QuiLegAl, object of evaluation by theundergraduatestudents, meets the requirements ofthe different aspects evaluated, namelythe integration of visual, sound and interactive resourcesandthe possibilities of building molecular structures, which can contribute to impartinguser autonomy. These aspectsdemonstratethe potential of the app as a pedagogicalresource fortheteachingofNatural Sciences. Thestudy suggests that QuiLegAl can motivate users to know, explore and plan new approaches tothe topicof chemical bonds,using the app as an alternative to the teaching and learning processes.