Navegando por Autor "CARVALHO, Janete Magalhães"
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- ItemA genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saber(2022) CARVALHO, Janete Magalhães; KUSTER, Patrick StefenoniO ensaio aborda como a pesquisa genealógica pode contribuir para visibilizar, nos processos educativos, zonas cegas existentes em qualquer diagrama de forças sociais ou dispositivo de saber e poder nos quais as crianças podem exercer uma resistência. Utiliza a literatura para exemplificar a força da inventividade infantil. Discute algumas dimensões da pesquisa genealógica: o exame dos processos de subjetivação|| a análise do plano de consistência e o acaso das lutas|| o sentido descontínuo da história e o peso da tradição|| a sensação de estranhamento e atenção do pesquisador|| o enfrentamento dos efeitos de verdade e seu desmonte, visando a escapar não ao poder em si, mas às estratégias particulares das relações de saber e poder.
- ItemEntre o inteligível e o sensível: a potência dos agenciamentos éticos, estéticos e políticos em formação continuada de professores/as(2023) WERNECK , Hociene Nobre Pereira; MELO, Carlos Pereira de; CARVALHO, Janete MagalhãesEste artigo problematiza as políticas meritocráticas que aliançam processos de formação continuada à progressão funcional de professores/as, dissociando-os de uma educação da sensibilidade. Argumenta-se a favor de uma formação baseada na relação entre o inteligível e o sensível – uma educação ampliada, envolvendo dimensões éticas, estéticas, políticas movimentando o pensamento dos/das professores/as, fortalecendo um corpo docente coletivo, inventivo e desnaturalizando processos cristalizados. Metodologicamente, utilizaram-se redes de conversações com os/as envolvidos/as no trabalho docente em uma escola de educação infantil em região periférica, durante um semestre. Os resultados indicaram a constituição de novos territórios de sentidos como abertura para outros modos de existência nos cotidianos escolares. Conclui-se que processos de formação continuada não podem ser reduzidos à transmissão de informações, pois são movidos por problematizações dos cotidianos escolares que dão sentido à própria formação.
- ItemMacro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir(2019) CARVALHO, Janete MagalhãesAims to problematize the relations of power that, macro and micropolitically, act in the collective bodies potentializing a life in composition with heterogeneous forces in the plane of immanence of the school everyday life. Search argue about the places, spacesand the institutional order taking body and enable the creation of articulatedcollective as active policies, as well as to question the concepts and practicesfrom which the bodies they inhabit and/or go through school everyday are qualified, passing bythe forces and flows that shape or create them. It usesasa methodologicalapproach networks of conversations derived from research in the school everyday life with teachersfrom four elementary schools in the city of Vitória/ES, whose statements are presented interspersed with the text, as becoming-affectives of collective bodies, problematizing and potentiating a life in composition with heterogenous forces in the plane of immanence of the school everyday.