Navegando por Autor "CARREIRO, Gabriela da Nóbrega"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudos sobre pedagogia universitária e didática do/no ensino superior: itinerários de uma experiência em tempos de pandemia(2021) SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; BRITO, Rayssa Maria Anselmo de; CARREIRO, Gabriela da NóbregaConferir à Didática um lugar de centralidade no contexto da formação docente para o Ensino Superior constitui-se em uma demanda atual e urgente. Pensar esta demanda em meio a cenários de interrupção e (re)estruturação das atividades presenciais de ensino, em função da pandemia da Covid-19, a torna ainda mais desafiadora. Por essa razão, o presente trabalho busca compreender e discutir a experiência de ensino remoto da disciplina “Pedagogia Universitária e Didática do/no Ensino Superior”, a qual se configurou em um laboratório para experimentações coletivas que, atravessadas pelas especificidades do contexto pandêmico, puseram em articulação o estudo dos temas programáticos e modos alternativos de ensinar e aprender remotamente. Ou seja, permitiram, ao docente e às/aos discentes, aproximarem-se criticamente do ensino remoto, na medida em que se exercitaram diálogos teóricos e experiências de mediação tecnológica que sinalizaram a importância da Didática como espaço para pensar as finalidades, mediações e condicionantes do ensino, especialmente nesse contexto. Assim, consiste num Relato de Experiência, pautando-se por dados coletados junto aos/às discentes por meio de um questionário virtual e em registros vivenciais das/o autoras/or. Consideramos que a transição para o ensino remoto nos auxilia a recuperar as práticas desenvolvidas na sala de aula presencial e confrontá-las com a necessidade de configurar novos modos de estruturação didático-curricular que propiciem condições para o desenvolvimento da aprendizagem pelo engajamento, construção e compartilhamento de saberes em redes colaborativas com o suporte de tecnologias educativas.
- Item“Ser estudante” no ensino superior: aspectos valorativos da experiência na perspectiva discente(2020) SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; CARREIRO, Gabriela da Nóbrega; MORAIS, Maristela Silva de; PAIVA, Camila de Lourdes Cavalcanti; DURÉ, Ravi CajúO presente estudo teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes sobre aspectos positivos e negativos da experiência acadêmica no ensino superior. Para tanto, aplicamos um questionário virtual aberto e obtivemos 305 respostas de estudantes universitários. Os resultados mais relevantes indicaram a satisfação que as/os estudantes sentem ao perceber o próprio desenvolvimento (31,5% dos participantes); e as dificuldades que enfrentam com desempenho didático das/os professoras/es da universidade (36,4%). Esses resultados reforçam a necessidade de políticas institucionais e práticas pedagógicas que incrementem o currículo dos cursos a fim de possibilitar a superação de obstáculos ao engajamento acadêmico do/a estudante.