Navegando por Autor "CANAN, Silvia Regina"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais(2017) JUNG, Hildegard Susana; SCHEUERMNANN, Aniele Elis; CANAN, Silvia ReginaO presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, objetiva refletir acerca das tentativas de implantação da Educação de Tempo Integral no Brasil. Para tanto, faz um resgate da reforma curricular proposta por Ruy Barbosa em 1879 que, mesmo não aprovada, tornou-se referência.
- ItemFormação, tecnologias e políticas públicas: questões conceituais e estruturas sociais de poder(2022) CASSOL, Claudionei Vicente; CANAN, Silvia Regina; VANI, JulianaPensar a formação tecnológica a partir da crítica sociofilosófica, com lastro teórico dialético e hermenêutico, assentada em filósofos sociais contemporâneos, como Bauman, Foucault, Beck, Sennett, Camin, Freire, entre outros, e clássicos, como Rousseau e Bacon, amplamente reconhecidos, identificados nas temáticas das políticas públicas e do poder, embora com diferentes compreensões, é movimento central desse ensaio. O debate analisa o uso comum e naturalizado para os termos políticas públicas, formação e tecnologia e os problematiza etimologicamente para ampliar as compreensões conceituais e suas imbricações com o poder. Para as políticas públicas, discute-se a ação do Estado e sua constituição enquanto instituição do povo, de fundamento republicano, responsabilidade das três esferas de poder – executivo, legislativo e judiciário – corresponsáveis na gestão pública e na segurança da implementação e desenvolvimento das políticas. A formação tecnológica é compreendida como política pública de responsabilidade dos setores educacionais – universidades e escolas – que devem estar atentos para as guinadas constantes, voláteis e diluídas do mercado capitalista enquanto centralizador e manipulador de dados, informações, ideias e comportamentos e não deslindar para a lógica do treinamento. Formar com as tecnologias para o desenvolver da humanidade em cada indivíduo e da coletividade preocupada com a condição humana é central nesta tematização que alerta sobre o perigo de formar para a tecnologia com o sentido que lhe atribui o atual mercado consumista.
- ItemO processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implemtação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação(2017) CANAN, Silvia ReginaA resenha em tela apresenta considerações sobre o Livro: “O processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implementação e repercussões no que fazer dos trabalhadores em educação.”, de autoria de Lucídio Bianchetti. Numa obra de pequena extensão esconde-se um texto denso, parte de uma pesquisa fruto do estágio pós-doutoral do autor, desenvolvida na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, a qual é esclarecedora dos meandros vividos no âmbito europeu a partir do Processo de Bolonha. Em diferentes momentos esclarece que o sonho da Universidade humboldiana já está muito distante e que a universidade está cada vez mais permeada pelo mercado numa relação que se intensifica cada vez mais entre a tradicional instituição educativa e as empresas.
- ItemPolítica de formação para professores do ensino superior e qualidade de ensino: um estudo sobre o programa pedagogia universitária como possibilidade de qualificação docente na perspectiva pedagógico-didática(2015) MANTOVANI, Isabel Cristina de Almeida; CANAN, Silvia ReginaThe reflections presented in this article are by theme pedagogical-didactic training policies for higher education teachers and quality of education and result of a research developed a Community University interior of Rio Grande do Sul, involving teachers, graduates who sought to answer : "You can establish relationships between the absence of pedagogical-didactic training of teachers and defining policies of training and the quality of teaching in higher education" To answer the research question, we sought to investigate whether the university pedagogy program, service developed can be considered as a space, which meets the lack of didactic-educational training, and is a positive factor as regards the possibility to supply the deficiency in this field
- ItemProcessos de internacionalização(2019) CANAN, Silvia Regina; DE MARCO, Jéssica; DA SILVA, Thais Campos.This article present part of study developed in master’s project and scientific initiation, de within the framework of NEPPES –Núcleo de estudos em Políticas e Processos de Educação Superior and also De Within the GIEPES –Grupo Internacional de Estudose Pesquisas em Educação Superior and discusses the spaces of internacionalization experienced by URI –Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –located in the northwest region of Rio Grande do Sul state –Brazil. In his notes, bearsthe marks of a Community institution, non-profit, born of a dream project designed and built by your community. In this perspective, the construction of internationalization processes is a major challenge on the one hand, and very significant achievementson the other. The perspective of student and teacher exchange, as well as the possibility of participation in national and international research groups, passing through extension and teaching actions has challenged URI to build possibilities of internationalization that has been born from the conviviality and professor contacts de with their peers, giving life to agreements de with numerous institutions from diferente countries.