Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CALANDRO, Thiago Luiz"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A sociedade do cansaço e as contribuições de Byung-Chul Han para o campo da Educação: uma leitura contemporânea fundamental
    (2025) MELLO, Bruno Falararo de; MOURA, Cristiane Ribeiro Justino; GRACIOLI, Filipe Rafael; PEZZATO, João Pedro; PEREIRA, Rafaela Domingues; CALANDRO, Thiago Luiz
    Para além da sociedade disciplinar do século XXI, segundo Han, vivemos uma sociedade de desempenho e do cansaço, que reivindica a autonomização da própria vida por meio da técnica, cujos habitantes são agora sujeitos de produção e empresários de si mesmos, Han introduz o cansaço como característico dessa sociedade, tomada pelas doenças neuronais, em um mundo que perdeu sua alma e tornou-se desprovido de sua relação com o divino, O autor convida-nos a repensar os termos dessa contemporaneidade,
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Cartografias culturais da pandemia: uma análise das representações e práticas espaciais dos alunos do IFPR – União da Vitória
    (2023) CALANDRO, Thiago Luiz; AMARAL, Marcelo D'Ávila; SILVA, Gabriela Sena da
    O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar e discutir as representações espaciais de práticas e discursos de 20 alunos do terceiro ano dos cursos técnicos em Informática e em Meio Ambiente integrados ao ensino médio do IFPR – União da Vitória/PR em lugares comuns a partir do contexto da pandemia da Covid-19. Aqui, o termo cartografia cultural se expressa como uma visão não ortogonal do espaço e feita por não cartógrafos, apresentando uma preocupação maior com as situações e os contextos espaço-temporais do que com a visão cartesiana do espaço. A metodologia de pesquisa é a análise documental e será considerada e aplicada nos registros produzidos pelos alunos voluntários. As análises dos resultados apontaram que, com as restrições sociais e sanitárias exigidas em virtude da pandemia da Covid-19, a relação dos alunos com aspectos e dimensões do espaço de vivência se alterou. Assim, a pandemia pode ser considerada uma acontecimento-evento para a sucessão cultural por alterar as durações do cotidiano escolar.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão