Navegando por Autor "CAIMI, Flávia Eloisa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA equilibração majorante em crianças de educação infantil: um estudo de caso(2018) TEIXEIRA, Adriano Canabarro; SILVA, Caroline da Furini; CAIMI, Flávia EloisaA programação de computadores é uma competência técnica com potencial para o desenvolvimento cognitivo humano. Nesse sentido, é fundamental que seja explorada sua aplicabilidade no contexto da educação infantil, tema raro na produção científica na área de Educação. Assim, o estudo objetivou identificar a relação entre o conceito de equilibração majorante de Piaget com as atividades de programação de computadores realizadas por crianças da educação infantil participantes do Projeto Berçário de Hackers. Os procedimentos metodológicos utilizados constituíram-se de pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação, envolvendo observação participante nas oficinas e videogravações. O trabalho de campo foi desenvolvido com 19 crianças de cinco e seis anos, sendo selecionados dois estudantes para uma análise mais detida. Os resultados apontam para a presença de indícios de equilibração majorante, manifestada em regulações ativas e automáticas