Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CAETANO, Marcio"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Como se projetam vidas diferentes? um olhar para o currículo de Projeto de Vida e Educação Empreendedora no município de Pelotas-RS
    (2024) VIEIRA, Ana Gabriela da Silva; CAETANO, Marcio
    A Secretaria Municipal de Educação do município de Pelotas-RS instituiu como obrigatórios os componentes curriculares Projeto de Vida e Educação Empreendedora, levando em conta a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que propõe o trabalho desses temas na educação básica, Dado o movimento nacional, corroborado pelo avanço do neoliberalismo, de que a educação precisa ensinar aos estudantes princípios de um indivíduo empreendedor e competências para projetar suas vidas, questionamo-nos de que modo os documentos curriculares propõem abarcar os marcadores de diferenças nesse contexto, Nossa investigação se deu a partir dos documentos curriculares propostos pelo município de Pelotas com os objetivos de: a) investigar de que modo os discursos envolvendo Projeto de Vida e Educação Empreendedora se relacionam com os marcadores de diferença; b) problematizar como as discussões de gênero e sexualidade se fazem presentes nas diretrizes curriculares de Projeto de Vida e Educação Empreendedora; c) refletir sobre como os modos de projetar a própria vida e empreender correspondem às diferentes realidades dos estudantes no que concerne ao gênero, à sexualidade e a outros marcadores de diferença, A partir dessa discussão, problematizamos os documentos curriculares e os modos como os discursos neoliberais cooptam e esvaziam as noções de diversidade e diferença, evitando diretrizes explícitas no que diz respeito ao gênero e à sexualidade,
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniais
    (2016) CAETANO, Marcio; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaçoda; GOULART, Treyce Ellen Silva
    O presente artigo discute, a partir das contribuições dos Estudos Decoloniais e Queer, os modos pelos quais estudantes do 6º ano de uma escola pública da periferia de Duque de Caxias, cidade localizada na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro, construíram e vivenciaram seus arranjos familiares, ressignificando cotidianamente as expectativas sexuais e raciais, a maternidade e a paternidade. Com essa investigação, a partir do método da pesquisa-ação, objetivou-se problematizar as noções de família, trazendo à tona a necessidade de reconhecer outras possibilidades. Com os dados que subsidiaram a análise, produzidos nos encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”, buscou-se questionar os currículos com vistas a interrogá-los sobre os discursos que produziram modos de subjetivação e ensinaram formas heteronormativas, complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais fortemente atravessadas pelas expectativas em torno à(s) masculinidade(s) negra(s).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Memória, experiência, discursos e identidades na constituição de grupos gays
    (2023) CAETANO, Marcio; FERRARI, Anderson
    “Jesus Cristo era gay?” É com essa questão provocativa, nascida de uma reunião de um grupo gay, em que se definiam as temáticas que iriam ser discutidas, que queremos problematizar como história, memória, experiência, discursos e identidades se relacionam com a constituição dos grupos e com a construção dos sentidos de homossexualidade e homossexual. Como esses grupos estão contribuindo para fortalecer a articulação entre discursos, saberes e poder na constituição dos membros como homossexuais? Tal questão nos aproxima das perspectivas pós-estruturalista e foucaultiana dos Estudos Culturais, o que significa dizer que o interesse de investigação e de análise estará focado nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e nas negociações estabelecidas entre os grupos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão