Navegando por Autor "CÔCO, Valdete"
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- ItemAvaliação e qualidade: diferentes percursos na educação básica(2015) VIEIRA, Nilceia; CÔCO, ValdeteAs questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.
- ItemDocência para educação infantil na pedagogia: mapeamento de produções(2020) CÔCO, Valdete; BIANCH, Bárbara Ferreira MatiasIntegrado à pesquisa que focaliza a formação inicial, em especial a docência na educação infantil, este artigo analisa produções em periódicos dos estratos avaliativos A e B. No debate sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia, justifica-se a defesa do fortalecimento da educação infantil no curso, articulada às alterações legais da educação. Com abordagem qualitativa, e pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, traz destaques do campo nos temas propostos, nas metodologias e resultados. No conjunto, reafirma-se a atenção aos processos formativos, em especial a necessidade de estudos sobre políticas públicas em larga escala e atenção ao contexto do curso nos institutos federais.
- ItemEducação infantil e avaliação institucional: percursos e desafios(2018) VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; CÔCO, ValdeteA trajetória da educação brasileira reúne embates que, em distintos momentos, acentuaram a exigência de enfrentamentos, repercutindo em conquistas no campo das políticas públicas. Focalizando o período das últimas quatro décadas, neste texto tem-se como propósito evidenciar questões relevantes acerca da trajetória da Educação Infantil e da avaliação institucional no Brasil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e elaborado em uma perspectiva de pesquisa teórica, o presente artigo dialoga com produções científicas, ordenamentos legais e documentos orientadores publicados entre 1970 e 2017. As análises desses vestígios escritos indicam que a alteração dos rumos da primeira etapa da educação básica vem se consolidando em movimentos de disputa, e esses acontecimentos históricos demarcam posicionamentos de resistência e possibilidades de avanços. No que tange à avaliação institucional na Educação Infantil, a sistematização deste estudo explicitou que o panorama atual, decorrente de inúmeros fatos históricos, não se constitui exclusivamente o bojo das questões educacionais e se encontra circunscrito à história das crianças, das famílias trabalhadoras, da formação docente, das políticas públicas, de determinantes econômicos e sociais, entre outros elementos. Conclui-se, portanto, que na interlocução da avaliação institucional com a Educação Infantil não se pode prescindir da qualidade socialmente referenciada, e, nessa direção, um dos desafios postos é a consolidação de sistemáticas avaliativas vinculadas a dinâmicas participativas e às condições do que ofertamos às crianças em seu processo educativo.
- ItemGestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil(2017) CÔCO, Valdete; ALVES, Kallyne KafuriIn the context of affirmation of child education, first stage of basic education, integrated teaching systems, this article discusses about the dynamic management of institutions in conjunction with the reflections that refer to the relationship with the families of the children enrolled in the institution. In this context, focus on the study of children’s daily entries and exits of childhood education, what happens in moments in which begins and ends the course of daily activities in the institution. To this end, part of qualitative research, held in a public institution for childhood education. It draws on theoretical-methodological principles bakhtinianos, to highlight the power of meetings, as is the element of life peers (professionals and children), in partnership with the families of the students. With this article, summarized the observation that in the everyday encounters between professionals, children and family, although with time constraints, cannot be rendered invisible in the management of the institutional dynamic, because the formative learning within the institutional setting and the educational work, being involved with the search for pedagogical proposals that are a threat to theinterests of children, in the midst of all the fights by policies for the childhood education.