Navegando por Autor "BZUNECK, José Aloyseo"
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- ItemAutoeficácia e compreensão leitora: estudo de intervenção com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2025) BZUNECK, José Aloyseo; MARQUES, Caroline Isabel de AmorimCom delineamento quase-experimental, o objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito de uma intervenção destinada a promover a compreensão leitora em textos de história e a autoeficácia para exercer essa habilidade, De uma amostra maior, foram selecionados com critérios aleatórios 20 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que, num pré-teste, revelaram baixos escores em autoeficácia e em compreensão leitora, Desse total, 10 formaram o grupo experimental e outros 10, o grupo de controle, A autoeficácia para compreensão leitora de um texto de história foi medida com uma escala construída para este estudo, com boas propriedades psicométricas, Compreensão leitora foi avaliada com questões abertas sobre o mesmo texto e as respostas avaliadas por duas avaliadoras, Em 10 sessões de intervenção o grupo experimental aprendeu e praticou estratégias cognitivas para interpretar textos de uma disciplina específica, sendo questionado sobre seus conteúdos e recebendo feedback pela participação ativa e pelo progresso, Após a intervenção, tanto no pós-teste como no pós-teste postergado, este grupo revelou escores significativamente mais elevados tanto em compreensão leitora como em autoeficácia para compreensão leitora, ambas com tamanho do efeito muito alto, Os resultados foram discutidos com base na relação de causação recíproca da Teoria Social Cognitiva de Bandura, que também trouxe explicações para os avanços não esperados no grupo de controle,
- ItemEmoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem(2018) BZUNECK, José AloyseoThe present paper reviews recent literature about academic emotions and their regulation. Research-based data about positive and negative emotions, their sources and effects on motivation and achievement were described, in the light of Weiner’s Causal Attribution Theory and Pekrun’s Control-value Theory. Regarding negative emotions of shame, boredom, and anxiety, more often examined in the literature, several self-regulation strategies were related that students can use in achievement contexts. The relevance of the Social Cognitive Theory was iscussed as a reference aimed at explaining the process of emotional self-regulation and at helping students to develop self-regulatory skills. Last, suggestions for future studies in the area in our country were given.