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Navegando por Autor "BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho"

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    A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária
    (2022) GONÇALVES, Sabrina Fernandes; MAGALHÃES, Breno Santos Barbosa; BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho
    O presente ensaio se propõe a analisar, criticamente, o discurso da pseudociência na sociedade contemporânea e descrever sobre as possibilidades de constituição de uma educação científica crítica. O atual período pandêmico fortalece a necessidade desta discussão, tendo em vista a grande quantidade de informações falaciosas e tendenciosas que foram e são propagadas todos os dias acerca das práticas científicas. Como pensar em uma educação científica que possa blindar-se dos efeitos deletérios das atitudes pseudocientíficas? Com efeito, acreditamos em uma educação que possa compreender a Ciência não apenas como conhecimento regulador, mas também como conhecimento emancipatório.
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    Para uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e Lahire
    (2022) BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; SOUZA, Juliano de; GARCIA, Rui Proença
    Este artigo discute a possibilidade de uma teoria do capital esportivo a partir dos preceitos do que se pode denominar de um modelo disposicionalista no contexto dos esportes. Busca-se, portanto, elencar alguns aspectos teóricos que informam esse modelo e defendê-lo como um dos contributos da obra de Pierre Bourdieu para as áreas de educação física e ciências do esporte. Nesse sentido, são recuperados alguns elementos fundantes do programa de pesquisa disposicionalista demarcado no campo da sociologia francesa, mais especificamente em obras de Bourdieu e Lahire, para pensar o modo como as disposições esportivas, mais ou menos duradouras, são produzidas relacionalmente ao acúmulo de um capital esportivo. Foram revisitados alguns estudos que analisaram as trajetórias esportivas de atletas de diferentes modalidades e, em seguida, inferiu-se que elas endossam a necessidade de um modelo de socialização no domínio dos esportes que procure expandir a lógica de explicação das trajetórias esportivas que se assenta na herança familiar. Conclui-se a partir do artigo que: está devidamente demarcado um programa disposicionalista nas áreas de educação física e ciências do esporte no Brasil|| a noção de “capital esportivo” ajuda a pensar as trajetórias biográficas dentro do campo dos esportes|| e a família e a educação física escolar são espaços de socialização esportiva.

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ISSN 1518-6385

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Telefone: (19) 3521-6729

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