Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BRUNS, Juliana Pedroso"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento profissional docente de professoras alfabetizadoras experientes na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC)
    (2023) BRUNS, Juliana Pedroso; RAUSCH, Rita Buzzi
    Objetivou-se, neste artigo, analisar como acontece o desenvolvimento profissional docente de professoras alfabetizadoras experientes na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC). A metodologia utilizada é biográfica e a análise dos dados é a textual discursiva. Como referencial teórico utilizaram-se as contribuições de Garcia (1999, 2009a, 2009b, 2010), Vaillant e Garcia (2012, 2015, 2017) e Nóvoa (1992, 2009, 2010). Os resultados evidenciaram que: a) para todas as alfabetizadoras, o desejo de ser professora surgiu na infância; b) um período introdutório acompanhado por professores experientes é imprescindível, pois a formação inicial é a primeira etapa formal de um processo de desenvolvimento profissional que ocorre ao longo da vida do professor; e c) com o passar dos anos, as professoras sentiram-se mais confiantes. Espera-se que as narrativas favoreçam uma reflexão acerca do desenvolvimento profissional docente e que as políticas públicas de formação se atentem para as etapas desse desenvolvimento, que é contínuo.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão