Navegando por Autor "BRANDEMBERG, João Cláudio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história da matemática no campo da educação matemática: um olhar a partir da instituição e constituição do campo(2021) DIAS, Renan Marcelo da Costa; BRANDEMBERG, João CláudioEste trabalho visa situar uma pesquisa em História da Matemática no campo da Educação Matemática, a partir dos processos de instituição e constituição do campo. Para tal, realizamos um estudo de carácter bibliográfico amparado em autores como Kilpatrik (1996, 2008), Vasco (1994) e Miorim (2004), que discutema instituição econstituição histórica e epistemológica da Educação Matemática, assim como nos imbuímos dos estudos de O’conner e Robertson (2015), Donoghe (2021) e Miguel (1999) que discorrem sobre dois importantes Matemáticos que estiveram à frente das primeiras manifestações do campo. Diante da investigação, observamos que a História da Matemática esteve presente desde a instituição do campo, uma vez que seusprincipaisprecursoresfizeram desteum meio de propagação de suas concepções, dentre as quais,a de que a História fornecesignificado aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Além disso, notamos que a História da Matemática exerce um papel fundamentalna constituição epistemológica do campo, haja vista ser responsável por resgatar as práticas socioculturais de outros tempos e espaços, que não àqueles da sala de aula, mas quenofim refletemsobre os processos de ensino e aprendizagem que nela acontecem. Desse modo, a História da Matemática não se limita a investigar nomes, datas e acontecimentos que circundam a produção do conhecimento matemático, e sim agrega ao campo aspectos corroborativos à sua constituição epistêmica e identitária